sábado, 27 de abril de 2013

Garçom vira dublê de senador para que parlamentar não discurse sozinho



João Costa discursando:
 sem nenhum outro senador
 no plenário. E um garçom
fazendo de conta.
..

De garçom do plenário do Senado a dublê de senador por meia hora. A pedido do senador João Costa (PPL-TO), por meio de um bilhetinho, o garçom Jonhson Alves Moreira abandonou seus afazeres na copa e fez uma ponta de senador para que ele não discursasse para o plenário vazio.

Como presidente da sessão, já que não tinha nenhum parlamentar para ocupar a cadeira enquanto estivesse na tribuna, o senador do Partido da Pátria Livre (PPL) fez um longo discurso, de 14 páginas, uma reflexão sobre aborto e “direitos do nascituro à luz do sistema do direito romano atual e do ordenamento jurídico brasileiro”.

Com a TV Senado focada somente em sua imagem, muito empolgado João Costa encenou para uma plateia inexistente e gesticulou para o “senador fake”,que retribuía com gestos aprovativos de cabeça. 

- Senhor presidente, senhores senadores, senhoras senadoras, senhores e senhoras presentes, e aqueles que acompanham esta sessão pela rádio e TV Senado - começou João Costa, sendo que o presidente era ele mesmo e, no plenário, só o garçom plantado estrategicamente à sua frente.

As informações são do jornal O Globo, em matéria assinada pela jornalista Maria Lima. 

Perto da tribuna, conversando com os jornalistas, o senador Delcídio Amaral (PT-MS) estranhou a cena:

- Mas ele não tinha que me chamar para ficar na presidência enquanto discursava na tribuna?

Com taquígrafos a postos, o garçom senador virou motivo de piadinhas dos seguranças, que tiraram fotos e brincavam sugerindo que Jonhson Moreira fizesse um aparte. Outros pediam que os outros garçons servissem a ele um cafezinho.

Indiferente à situação inusitada, o senador de verdade continuava seu discurso, contando uma estória sobre um casal de alemães de olhos azuis, com 1m95 de altura e várias doenças genéticas, que transferiu um embrião para o útero de uma anã, de 1m20 de altura e sem nenhuma doença genética.

- Indaga-se, nove meses depois, após o nascimento, como será a criança? Inegavelmente ela terá as características físicas e genéticas dos pais alemães - discursou o senador João Costa.

Para encerrar, o senador protagonizou outra mentirinha para os telespectadores. Encerrou como se o plenário estivesse muito concorrido.

- Considerando a exiguidade do tempo, e o número de oradores inscritos, senhor presidente, solicito que as demais peças do meu pronunciamento sejam dadas como lidas. Muito obrigado pela atenção e gentileza! - disse, saudando o plenário, mas tendo a sua frente apenas o garçom, que retribuiu com um aceno de mão.

Para compensar o trabalho do garçom Jonhson, o senador João Costa o presenteou com a cópia do discurso, todo rabiscado de caneta marca texto.

- Toma de presente, para você levar para casa!...

Nenhum comentário: