quarta-feira, 26 de junho de 2013

Depois da voz das ruas, de repente Dilma Rousseff descobriu que é preciso lutar contra a corrupção.

Nada como um dia atrás do outro. Depois de se notabilizar como uma governante que aceita e convive com a corrupção de seus próprios ministros, pois em 2001 sete deles só foram afastados devido à pressão da imprensa, agora a presidente Dilma Rousseff resolveu vender uma outra imagem.

Em seu pronunciamento à Nação, em que tentou uma aproximação com os manifestantes de rua, ela prometeu que não deixará de combater a corrupção. 

“Sou a presidenta de todos os brasileiros. Dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática. Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de dinheiro público. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão”.

Depois, esta segunda-feira, em reunião com governadores e prefeitos, Dilma Rousseff disse que vai propor a convocação de um plebiscito que autorize uma Constituinte para fazer a reforma política. “O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está”, disse a presidenta.

Dilma Rousseff propôs ainda uma nova legislação que considere a “corrupção dolosa [quando há intenção] como crime hediondo”, com penas mais severas. A presidenta pediu ainda agilização na implantação da Lei de Acesso à Informação.

“Quero propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize um processo constituinte específico para fazer reforma política que o país tanto necessita. O Brasil está maduro para avançar e já deixou claro que não quer ficar parado onde está. Devemos também dar prioridade ao combate à corrupção de forma ainda mais contundente”, disse a presidente.

“É muito bom que o povo esteja dizendo tudo isso em alto e bom som. Cabe a cada um de nós – presidenta, ministros, governadores, governadoras, prefeitas e prefeitos – cumprir essa nova e decisiva dimensão da vontade popular. Nós todos sabemos onde estão os problemas. Nós todos sabemos que podemos construir soluções, mas também sabemos das incontáveis dificuldades para resolvê-las”, disse.

ESTA DILMA, CAÇADORA DE CORRUPTOS,
É MAIS UMA CRIAÇÃO DOS MARQUETEIROS


Ora, todos a conhecem exatamente pelo avesso. Dilma manteve Palocci apesar de todas as provas de tráfico de influência. Arranjou a nomeação de Erenice Guerra para a Casa Civil de Lula, defendeu-a de todas as formas e até a convidou para a posse. Agora, está mantendo o ministro Fernando Pimentel, o consultor que ganhava sem dar consultas…

REABILITADOS

Entre os ministros afastados por corrupção, dois deles já foram até reabilitados pelo Planalto: os presidentes do PR, senador Alfredo Nascimento, e do PDT, Carlos Lupi.

Além deles, perderam o cargo por corrupção os ex-ministros Antonio Palocci (Fazenda), Wagner Rossi (Agricultura), Orlando Silva (Esporte), Pedro Novais (Turismo) e Mário Negromonte (Cidades). 

Todos voltaram à vida política ou empresarial. Como Palocci, que retomou com força sua atividade de consultor — motivo da demissão —, com clientes nacionais e multinacionais, como o grupo CAOA, que controla a Hyundai no Brasil.

Mas nenhum deles foi demitido por Dilma. Só saíram do governo porque a imprensa conseguiu provar o envolvimento deles de forma irrefutável. 

Mas Dona Dilma agora se apresenta como caçadora de corruptos. “Todos me conhecem. Disso eu não abro mão” – disse ela, sem ter medo do ridículo.

Carlos Newton

Nenhum comentário: