quinta-feira, 27 de junho de 2013

Milhares de manifestantes pedem transporte coletivo mais barato no PA


O estudante Lucio Ribeiro usou a famosa

 máscara de Guy Fawkes e símbolo do 
Pará para protestar contra a corrupção 
(Foto: Ingrid Bico/G1)
A jovem Letícia de Jesus, de 19 anos, é natural de Jacareacanga, no oeste do Pará, mora em Belém há dois meses e está desempregada. 

Nesta quarta-feira (26), ela acompanhou mais um dia de protestos na capital paraense, se juntando aos milhares de manifestantes que pedem por preços mais baixos nas tarifas de transporte coletivo, além de isenções para estudantes.

Apesar do confronto com a polícia ocorrido entre um grupo de manifestantes e a tropa de choque da PM na última segunda-feira (24), a jovem diz que não tem medo de acompanhar o protesto, já que a maioria das pessoas que participa da caminhada faz do evento um programa pacífico, para toda a família, como a mãe e a irmã de 4 anos da manifestante que a acompanharam durante marcha.

“Não tenho medo de participar, mesmo com possibilidade de ocorrer tumulto, porque acredito que isso vai servir para construir um futuro melhor para o meu filho. Participo para protestar contra a construção de uma barragem no município, que vai prejudicar além de índios, a própria população, os ribeirinhos que dependem e vivem da pesca”, disse Letícia, que deixou a cidade natal procurando melhores condições de vida. 

“Saí de lá porque é uma cidade muito violenta, muitos moradores estão deixando a cidade”, disse.


Manifestantes pediam melhorias
]no transporte coletivo
(Foto: Ingrid Bico / G1)
Segundo a PM, cerca de 4.500 pessoas participam do protesto. 

Entre eles está o estudante Lucio Ribeiro. Utilizando uma máscara de Guy Fawkes semelhante ao personagem de "V de Vingança", Ribeiro misturou o símbolo com ícones regionais, como a bandeira do Pará e o chapéu de fitas do Arraial do Pavulagem para passar uma mensagem sobre a necessidade do engajamento popular, seja em eventos culturais ou na luta contra a corrupção.

"Tá na hora de dar um basta. A corrupção está demais, por isso o povo sai nas ruas. Lutamos pela educação e por um país melhor", disse o jovem, enquanto empunhava um ramo de flores de plástico.

G1

Nenhum comentário: