quarta-feira, 26 de junho de 2013

OAB promove ato público e seccionais coletam assinaturas para reforma política

Conselho Federal da OAB
Foto: Eugenio Novaes - OAB
O Conselho Federal da OAB promoveu, anteontem (24/06), um ato público para o lançamento da campanha por “Eleições Limpas”. 

A entidade também busca apoio de suas seccionais para a coleta de 1,5 milhão assinaturas para a proposição de projeto de iniciativa popular no Congresso Nacional. 

Anteprojeto

De acordo com informações da OAB, o anteprojeto de lei para a reforma política possui três temas principais: a defesa do financiamento democrático das campanhas; o voto transparente; e, também, a liberdade de expressão na Internet.

A entidade dos advogados pontua que o financiamento democrático das campanhas é necessário, “para que os candidatos ingressem ou permaneçam na política sem que tenham que se submeter a financiamentos espúrios por parte de empresas”. 

Assinaturas

A OAB já contabilizou 13 mil assinaturas, em menos de 10 horas, em favor da proposta: “Isto demonstra que o apoio da sociedade é efetivo a essa proposta de reforma política que parte da própria sociedade civil, por meio das entidades”, apontou o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho. 

O portal na internet da entidade contém um banner na área central superior, que convida as pessoas a assinarem virtualmente a proposta: “Os autores da Lei da Ficha Limpa convidam você a assinar e apoiar o Projeto Eleições Limpas”, narra a chamada. 

O endereço da página para as assinaturas é: http://eleicoeslimpas.org.br/. 

Fato Notório

Nenhum comentário: