quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sarney usa a tribuna do Senado para dar lições de moral e defender o combate à corrupção

Audácia do caudilho – Certa feita, Otávio Mangabeira, então governador da Bahia, disse uma frase que ganhou a história e até hoje cai como luva na realidade brasileira. “Pense num absurdo, na Bahia há precedente”. 

Estivesse vivo, Mangabeira já teria cobrado direitos autorais de norte a sul, pois absurdos sobram nessa destrambelhada terra chamada Brasil.

No momento em que a política brasileira está mergulhada na vala do descrédito, há alarifes abusados que surgem em cena para aulas de moralismo. Pouco depois das 16 horas desta quarta-feira (26), José Sarney ocupou a tribuna do Senado para defender o projeto de lei (PLS 204/2011) que transforma em crime hediondo os casos de concussão e corrupção ativa e passiva, de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT).

Ouvir José Sarney condenando casos de corrupção é pagar os pecados antes da hora. Caudilho no mais miserável estado do País, o Maranhão, Sarney deveria poupar o povo brasileiro de tamanho calvário no meio da semana. 

Para quem não se recorda, José Sarney foi o principal protagonista do escândalo dos “Atos Secretos do Senado”, devidamente abafado com a ajuda de seus pares nada santos de parlamento.

Ainda no currículo recente de José Sarney consta a censura imposta ao jornal “O Estado de S. Paulo”, que por decisão judicial continua proibido de publicar qualquer informação sobra a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que flagrou, seu filho, o empresário globetrotter Fernando Sarney, em estripulias na seara de remessa ilegal de dinheiro.

Também recheia o currículo de Sarney a manobra no Tribunal Superior Eleitoral que culminou com a cassação do mandato do então governador maranhense Jackson Lago (PDT). 

No lugar de Lago assumiu Roseana Sarney, que meses depois cometeu a mesma irregularidade alegada no processo de cassação do mandato do pedetista.

Como se fosse pouco o currículo de uma das nocivas figuras da política nacional, o Procurador-Geral da República, curvando-se à influência de José Sarney, corre o risco de ser processado por segurar um processo contra Roseana.

No Tribunal Superior Eleitoral, o relator do processo contra Roseana era o então ministro Arnaldo Versiani, mas Gurgel segurou a documentação até o término do mandato do magistrado. 

Muito estranhamente, depois da saída de Versiani do TSE, o caso envolvendo Roseana Sarney foi redistribuído e caiu no gabinete da ministra Luciana Lóssio. 

Como noticiamos anteriormente, Luciana Lóssio foi advogada do clã Sarney durante oito longos anos. A proximidade com a agora ministra Luciana levou Sarney à cerimônia de posse da apadrinhada no TSE.

Esse breve currículo de José Sarney, que agora tenta posar como inimigo da corrupção, mostra com clareza que a reforma política pouco ajudará no combate ao banditismo político. 

Na realidade, o Brasil precisa de uma hecatombe política para que a seriedade volte a frequentar seara tão perversa.

UchoInfo

Nenhum comentário: