terça-feira, 2 de julho de 2013

Salada mista da reforma política

Plebiscito ou referendo? Nem um, muito menos o outro. A presidente Dilma Rousseff levou ao Palácio do Planalto os líderes dos partidos governistas para discutir a reforma política. 

Se a reunião já tinha levado o nada a lugar algum, a pesquisa Datafolha mostrando brutal queda na popularidade da presidente enterra a possibilidade de um consenso em torno de assunto tão polêmico. Cada partido quer o que lhe convém. 

Cada político faz as próprias contas de acordo com o seu mapa de votações. E quem está ganhando o campeonato – 513 deputados e 81 senadores – não muda as regras do jogo. Arriscar para quê? Para satisfazer o governo, agora nem tão popular assim? Sem chance.

A partir de amanhã, o restaurante do Congresso tem um novo prato, a salada mista da reforma política, que não é servido à la carte. É self-service mesmo.

Cada um faz o prato saboroso que lhe convém. Além de alface e tomate, a salada conta com ingredientes fornecidos pelos partidos. O PP, por exemplo, vai de voto facultativo ou obrigatório, à escolha do freguês. 

E ainda inclui mandatos presidenciais de quatro ou cinco anos com ou sem reeleição. Já o PDT quer saber se o povo vai incluir o regime unicameral. Significa acabar com o Senado. 

O maître Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Casa, tem alergia a esse ingrediente. Vai encalhar na mesa de opções.

E tem mais. Vai de concessões públicas de emissoras de televisão a unificação das eleições. Nem com muito azeite uma salada que já começa assim dará certo. 

O prato já pode ser batizado desde já. Vai se chamar “Reforma política no vinagre”.

Nas ruas, como ontem na Câmara Municipal de Belo Horizonte, os estudantes vão continuar com os protestos. O Congresso, na semana passada, ouviu um pouco do grito da juventude. 

Mas a salada mista da reforma política proposta pela presidente Dilma Rousseff provavelmente dará indigestão. Porque partidos como o PMDB sabem que a vingança é prato que se come frio.

Blog do Eduardo Homem de Carvalho

Nenhum comentário: