segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Escândalo das propinas: Deputado vai recorrer ao supremo para instalar CPI da Petrobrás na Câmara Federa

O deputado Maurício Quintella (PR-AL) disse neste domingo que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) esta semana para que seja instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. 

Segundo Quintella, as denúncias de desvio de verbas de contratos internacionais da Petrobras para políticos do PMDB, publicadas neste fim de semana pela revista “Época”, ampliam as possibilidades de investigação na Câmara.

O engenheiro e ex-funcionário da Petrobras João Augusto Rezende Henriques disse, em entrevista à “Época”, que peemedebistas de Minas receberam propina de contratos internacionais assinados pela estatal — até julho do ano passado, a diretoria da área internacional da Petrobras era ocupada por Jorge Zelada, apadrinhado pelo PMDB mineiro. 

Na denúncia, o engenheiro citou o atual ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e o presidente da Comissão de Finanças da Câmara, João Magalhães. 

Ainda segundo Henriques, o dinheiro teria sido utilizado para abastecer o caixa da campanha de Dilma Rousseff na eleição de 2010.

Quintella foi um dos autores do pedido de criação da CPI. O requerimento para a instalação, com a quantidade suficiente de assinaturas de deputados, foi protocolado há dois meses e meio e, até agora, não houve decisão do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), sobre a existência ou não de fato a ser investigado.

O primeiro pedido de CPI, que reuniu 199 assinaturas — 28 a mais que o mínimo necessário, 171 —, partiu de três deputados: Quintella, Carlos Magno (PP-RO) e Leonardo Quintão (PMDB-MG). 

Como existe uma fila de pedidos de CPI, esta não deve ser instalada até o final de 2014, a não ser que haja uma decisão judicial. Este é o motivo do recurso ao Supremo.

Nenhum comentário: