terça-feira, 2 de abril de 2013

CONCLAVE EVANGÉLICO: Disputa por Assembleia de Deus vai aos tribunais

Pastor Samuel Câmara
Está em curso a eleição do novo presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus, confissão evangélica seguida por 30 milhões de brasileiros. Pela primeira vez em décadas, há disputa. Há 25 anos no posto, o atual presidente, José Wellington, líder da congregação em São Paulo, concorre à reeleição. 

Seu opositor é Samuel Câmara, do Pará, estado a partir do qual a religião se irradiou pelo Brasil. Na eleição, devem votar 25 a 30 mil pastores. Há denúncias de irregularidades nas inscrições para o colégio eleitoral. Uma comissão analisa o caso.

A sucessão da presidência da Convenção-Geral das Assembleias de Deus chegou à Justiça. Candidato de oposição, o pastor Samuel Câmara obteve no Pará uma liminar determinando a abertura dos dados relativos às inscrições dos 22 mil pastores que votarão na eleição, marcada para o início de abril. 

Câmara quer saber se todos pagaram o registro cobrado dos eleitores. Enquanto o presidente da Convenção, José Wellington, que tenta mais um mandato, cassava a decisão no tribunal do Pará, Câmara ganhou a causa no mérito. Esse é apenas um dos processos em curso.

A rede de TV evangélica Boas Novas, que pertence ao pastor paraense Samuel Câmara, que disputa a presidência da Convenção-Geral das Assembleias de Deus com José Wellington, atual presidente e líder da confissão em São Paulo, cobra R$ 14 milhões do apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus. O valor se refere a aluguéis de horários que a Igreja Mundial é acusada de não ter pagado por três anos. Os representantes de Valdemiro reconhecem metade da dívida. 

Fonte: Felipe Patury - Revista Época

Nenhum comentário: