terça-feira, 19 de abril de 2011

Aprovado PL que institui o Dia da Assembléia de Deus no município de Tucuruí


 Foi aprovado por unanimidade na sessão de ontem (18/04), da Câmara Municipal de Tucuruí (CMT), o Projeto de Lei (PL) da Vereadora Dra. Edileuza, que institui o dia 18 de junho como o Dia da Igreja Assembléia de Deus no município. As comemorações alusivas à data farão parte do calendário turístico e cultural do de Tucuruí, além de constar obrigatoriamente no calendário oficial das datas comemorativas do município.
A data comemorativa é aprovada justamente no ano em a Igreja Assembléia de Deus completa 100 anos de evangelização no Brasil, sendo portanto um reconhecimento da cidade à importância da congregação, que já existe em nosso município há 77 anos.
Na opinião da vereadora Dra. Edileuza, a aprovação desse PL foi um ato de grande importância. “Nós, representantes do Povo Tucuruiense, não podemos deixar passar em branco essa data tão importante para a comunidade evangélica e que reflete, sobremaneira, na vida de toda sociedade que é alcançada pelas orações e trabalho social realizado por esse povo.”, disse ao defender o projeto.”

Veja abaixo a justificativa do projeto, lido ontem pela vereadora Dra. Edileuza no Plenário da Câmara.
Senhor presidente,
Senhores vereadores,

Na Bíblia, livro sagrado de todo cristão, no capítulo 16:15, JESUS CRISTO ordena: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Foi no cumprimento dessa ordenança, resignados por Deus para esta obra, que Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram em Belém do Pará, no dia 18 de junho de 1911, trazendo como base para sua evangelização o lema “Jesus Cristo salva, batiza com o Espírito Santo e cura os enfermos.” Afirmação, que ainda hoje, pode ser sentida e vivida, porque Deus continua a abençoar a sua obra.
Assim, a Assembléia de Deus em Tucuruí, no Pará e no Brasil, em 18 de junho de 2011 celebrará o centenário de sua existência, momento este de suma importância para o movimento pentecostal, cujas raízes se estenderam por todo o solo brasileiro, pois, a história nos mostra que a árdua caminhada valeu à pena!
Comemorar o centenário da Assembléia de Deus  tem grandes motivações para a Igreja e toda sociedade tucuruiense e paraense. Os seus fundadores viveram intensamente o propósito de divulgar o Evangelho. Logo, a celebração dos 100 anos da Assembléia de Deus marcará o calendário e a história do Pará, colocando a nossa cidade e a Região Amazônica no centro das atenções no Brasil e no mundo, como palco do nascimento deste fenomenal movimento espiritual e sócio-religioso.  
A cidade de Belém do Pará, através de sua Câmara Municipal, à unanimidade, já honrou a Assembléia de Deus no ano do seu Centenário, presenteando-a, no dia 4 de abril, com a colocação do nome de “Avenida Centenário da Assembléia de Deus” na novíssima avenida construída pelo Governo do Estado do Pará, a qual, partindo do Elevado Gunnar Vingren, liga as avenidas Júlio César e Augusto Montenegro.
Este ato é de grande importância para a história de Belém e da Assembléia de Deus, portanto, um legítimo patrimônio cultural da nossa capital, algo que precisa ser amplamente conhecido e valorizado por todos.
E nós, representantes do Povo Tucuruiense, não podemos deixar passar em branco essa data tão importante para a comunidade evangélica e que reflete sobremaneira na vida de toda sociedade que é alcançada pelas orações e trabalho social realizado por esse povo.
No ano de 2009, a Igreja Assembléia de Deus, em Tucuruí, comemorou o seu “jubileu de diamante”, 75 anos de evangelização neste município  - 1934/2009 -. Foi oferecida para toda a sociedade, uma festa maravilhosa, com uma programação ampla, variada e impactante para todos. E apesar de vários pedidos, esta Casa quedou silente diante desse evento de natureza religiosa e social, tão importante.
Todavia, não podendo deixar de comemorar e homenagear o centenário da Igreja Assembléia de Deus. Por isso, vimos solicitar dos nobres edis, a aprovação do presente Projeto de Lei que institui no município de Tucuruí, o DIA DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS, a ser festejado no dia 18 de junho.
A missão da Igreja Assembléia de Deus é a de propagar o evangelho, falar da criação dos céus e da terra e de tudo o que neles há.  “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”. Jeremias 1:5.
A Assembléia de Deus e suas igrejas e congregações, compõe-se exclusivamente de associados/membros que adotam como única regra de fé e prática as sagradas escrituras, e como sistema de doutrinas, os ensinamentos do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
A Assembléia de Deus tem seu campo de ação estendido às suas igrejas, praças, aos hospitais, orfanatos, penitenciárias, cadeias, asilos, cemitérios, campos missionários e até os confins da Terra
É assim, prezados e dignos Vereadores, a conclusão que se pode chegar dessa  obra social de grande dimensão, desprovida do assistencialismo puro e simples, mas certamente sedimentada na ampla, rica e incomparável cultura bíblica.
Importa destacar a predominância a profundidade do trato da questão social como um todo nesta obra social de grande envergadura . Os líderes desta Igreja têm visão de conjunto, de quem, baseado em sólidos conceitos e observações subjetivas, não se circunscreve unicamente a observar passivamente as mazelas de seu tempo, mas atiram-se à ações participativas, indo de encontro aos problemas para levar a melhor das soluções que é DEUS.
Dignos legisladores que compõem esta Casa, vivenciamos um momento social e moral alarmante, não só em nosso Estado, não só em nosso País, mas no mundo inteiro.
Diariamente uma parcela expressiva da nossa juventude enveredada pelos caminhos das drogas, do desamor, do desrespeito ao próximo e a DEUS. Não é possível continuar presenciando-se passivamente a fragmentação da família como instituição divina e como célula maior da sociedade.
É uma realidade que agride nossa consciência de homens e mulheres de bem, de chefes de família e, sobretudo, de cidadãos e cidadãs voltados para a causa pública, que cumprem preceito bíblico de honrar a quem pratica a verdadeira honra, que é honrar a família, honrar a DEUS, honrar ao próximo, honrar a sociedade.
Diante do acima exposto, por se tratar à Igreja Assembléia de Deus de uma instituição religiosa antiga e histórica e por representar o início da evangelização nesse Estado, seguida por várias outras igrejas evangélicas em Tucuruí, apresento o presente Projeto de Lei, a fim de que seja aprovado por VOSSAS EXCELÊNCIAS.
Façamos então justiça, porque o amor à política é a política de amor à justiça!

(Pela Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário: