No último final de semana (22/05 - domingo), a vereadora Dra. Edileuza esteve fazendo uma visita à Casa de Apoio do município de Tucuruí, em Belém. O local recebe nossos munícipes que estão em tratamento de saúde na capital. A visita da vereadora foi sugestão de uma colaboradora do mandato que esteve há algum tempo usando os serviços daquela Casa e que diz estar satisfeita com o apoio que recebeu.
Segundo comentou a vereadora na tribuna da Câmara, na sessão do dia 23, realmente o local é limpo, agradável e parece ser bem administrado, embora ainda sejam necessárias algumas pequenas melhorias, que foram motivo de reivindicações das pessoas que estavam lá durante sua visita, como reparos na ambulância, mais uma geladeira, fogão e lençóis novos e ventiladores. Na oportunidade a Dra. Edileuza ouviu dos hóspedes que foi a primeira vereadora a visitar aquele local.
"Fiquei satisfeita com o bom serviço que a administração municipal está prestando naquela Casa de Apoio; os hóspedes em tratamento e seus acompanhantes estão contentes com o serviço; é isso que espero do atual Prefeito", declarou a Vereadora Edileuza.
"Fiquei satisfeita com o bom serviço que a administração municipal está prestando naquela Casa de Apoio; os hóspedes em tratamento e seus acompanhantes estão contentes com o serviço; é isso que espero do atual Prefeito", declarou a Vereadora Edileuza.
Um lamentável mal entendido
Durante sua visita à Casa de Apoio, a vereadora Dra. Edileuza ouvia elogios à Sra. Ilma Ferreira, que era administradora do local, quando esta entrou no recinto e, de forma deselegante, acusou-a, assim como aos demais vereadores de Tucuruí, de ter pedido sua saída da administração. Ilma disse ainda que a vereadora não poderia estar ali, pois não a avisou com antecedência. Surpresa, a vereadora enfatizou que sua afirmativa não era veradeira, e que foi ali para conhecer o local e certificar-se de que os moradores de Tucuruí em tratamento de saúde estavam recebendo tratamento digno e humano, como de direito. Dra. Edileuza falou ainda que não precisava de autorização ou de marcar hora para visitar a Casa de Apoio ou qualquer outro órgão da administração municipal e que, sendo vereadora, estava cumprindo sua obrigação legislativa de fiscalizar as ações do executivo municipal.
A verdade sobre a exoneração da Sra. Ilma Ferreira
Na verdade, a Sra. Ilma Ferreira foi exonerada com base na Súmula Vinculante n° 13, do Supremo Tribunal Federal, que combate o nepotismo e pela pressão que o prefeito Sancler tem recebido do Ministério Público, pois ela é irmã da secretária de administração, Nilda Ferreira.
É considerado nepotismo toda contratação de parentes de membros da administração até o terceiro grau em linha direta ou colateral, consanguíneo ou afim. A prática também é desaconselhada pelo artigo 37 da Constituição Federal, que obriga as administrações direta e indireta dos três poderes a seguir os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência na contratação de funcionários no serviço público.
Sendo assim, a vereadora Dra. Edileuza requereu à mesa diretora da Câmara Municipal que recomende ao prefeito divulgar no quadro de aviso da Casa de Apoio um comunicado esclarecendo o verdadeiro motivo da exoneração da Sra. Ilma Ferreira.
7 comentários:
Parece que a Vereadora, explicou mas compactou com o ilícito.Ou então está desatenta ou debocha da situação ao sugerir que o Prefeito explique em quadro de avisos o motivo da exoneração da administradora, que continua administrando a casa de Apoio, é isso, ou não entendi vereadora?
Ou.....
Afinal,a Casa de Apoio de Tucurui está sem Diretora ,ou está com uma Diretora ilegal???????????????
Ao anônimo das 19:40 de 26/mai/11! Desculpe-me se, para vc, não me fiz compreender na matéria em questão! Pedi que o Prefeito determine que seja fixado, na CASA DE APOIO, em Belém, um COMUNICADO informando as razões da exoneração da senhora ILMA FERREIRA, porque “alguém, estava semeando entre os pacientes e seus acompanhantes, que a sua exoneração ocorreu a pedido dos VEREADORES. Não tenho conhecimento de que referida senhora continue administrando a Casa de Apoio, mas acredito que alguém a avisou de minha presença naquele local. Por fim, acredite que: não pactuo com ilícitos; não sou desatenta; tampouco ajo com deboche. Fique com Deus!
Ao anônimo das 19:44 de 26/mai/11! Quando eu cheguei na Casa de Apoio, perguntei pela pessoa responsável pelo local, no que fui informada de que lá não se encontrava no momento. Com a chegada da senhora Ilma fiquei sabendo de sua exoneração. Hoje, não tenho como responder sua pergunta, mas vou procurar saber. Fique com Deus!
Atenção Câmara Municipal de Tucurui: Hoje, Dia Mundial sem Tabaco! O Tabaco é considerado doença pela Organização Mundial da Saúde. Fiquem longe do Tabaco! Joguem fora o Tabaco! DIVULGUEM!
GOSTARIA DE SABER SE A DIRETORA DA CASA DE APIO FOI OU NÃO DEMITIDA? E A MARIA DO SOCORRO FERREIRA DA SILVA DIRETORA DO MERCEDES BARROSO VAI FICAR? ACREDITO QUE O PREFEITO TEM QUE ESCOLHER A NILDA OU A SOCORRO AS DUAS NÃO PODE FICAR.
Prezada vereadora, não sei se é de vosso conhecimento, mas fiquei sabendo que a Srª Ilma Creão, voltou a tomar frente da casa de apoio, não sei se legalmente, pois colocou uma pessoa para servir de fantoche para ela, porém tenho observado que a mesma continua dando ordens lá dentro e diz que tudo tem que passar por ela. O que acha de fazer uma visita novamente a casa?
Postar um comentário