Hoje, finalmente aconteceu à votação do meu projeto que instituiria na Câmara Municipal de Tucuruí a Tribuna Livre. Mesmo tendo obtido parecer favorável do relator, o projeto foi rejeitado pela maioria dos vereadores, que justificaram seus votos dizendo que eles já foram eleitos para representar o povo e que não haveria então necessidade da Tribuna Livre.
O argumento demonstra na verdade a incompreensão do projeto e do papel do vereador, pois a Tribuna Livre, que já existe em diversas casas legislativas pelo Brasil, não pretende substituir a figura do vereador e sim contribuir com sua atuação, uma vez que o aproxima da população. Afinal, a Câmara é ou não é a casa do povo?
Outro argumento igualmente equivocado é o que prevê “bagunça” nas sessões, pois nosso povo é ordeiro e saberia usar com educação aquele espaço que seria o seu canal direto com seus parlamentares.
Além do mais, existe um regimento na Casa que o orador popular teria que cumprir.
Seria ali, na Tribuna Livre, que o povo poderia olhar para aquele a quem confiou seu voto e dizer o que realmente quer e precisa, em alto e bom som, com toda reverberação que aquele espaço pode proporcionar, pois uma coisa é falar no pé do ouvido desse ou daquele vereador, outra é falar na Tribuna da Câmara.
Lamento a não aprovação deste projeto e acredito que com isso perde tanto a população de nosso município quanto nós vereadores que abrimos mão desse contato mais próximo com os anseios do povo.
Nós que fomos bem recebidos nos bairros, nas comunidades, na hora de pedir o voto temos a obrigação de valorizar, dar o devido acesso na TRIBUNA ao legítimo dono do cargo, o POVO. Essa foi minha intenção ao apresentar o projeto da Tribuna Livre.
Vereadora Dra. Edileuza
11 comentários:
Realmente vereadora, é de se lamentar uma atitude como essa. Então, ao menos nos dê o direito de saber quem foram esses TRAIDORES DO POVO para que possamos também fazer nossas escolhas.
Abraços e continue assim, lutando pelos interesses do povo, mesmo que isso incomode a maioria.
É uma pena, Dra vereadora! a sociedade e a classe política só tem a perder com isso! contudo, continue firme na sua luta, pois todos nós reconhecemos o seu valor! Deus cja ctg, sempre.
É uma vergonha! O presidente e mais cinco vereadores votaram contra, sem justificar o voto, com exceção do Titonho que fez um discurso que não convenceu. Há 20 anos em acompanho de certa forma a atuação dos vereadores a cada período. Achei que nenhuma gestão seria pior que a do período 2004-2008. Estava enganado, a Câmara atual está superando qualquer expectativa, por pior que ela seja.
Só nos resta agradecer a Vereadora Edileuza que apresentou o projeto e pedir para que não desista, reapresente a proposta, quantas vezes for necessário.
É muito triste a atitude da camara e eles não dizem que os vereadores são os representantes do povo? Então por que não deixar o que povo fale na tribuna? Qual o medo que existe por trás desta atitude?
Estes são os grandes caras que nós ajudamos a colocarem na camara. temos de lembrar na próxima eleição como foi que cada um tem votado contra a povo.
A decisão dos vereadores de Tucuruí de rejeitar a lei da Tribuna Livre é um absurdo.
Agente elege o veriador para falarem pela gente e não é preciso tribuna livre e se quer aparicer vai na radio e televisão.
quem votaram contra a lei tribuna livre foi os vereador Zé Gomes, Titonho, Bena Navegantes, Max, Tabaco e Chico Enfermeiro
Ficar fazendo indicações de obras que o prefeito já avisou aos vereadores apadrinhados que vai fazer é fácil! Quero ver é votarem favoravelmente projetos ousados e que melhorem a vida do povo de Tucuruí. Pobre povo.
Felizmente, a sociedade tem outras formas de protestar contra desmandos, injustiças e a conduta moralmente falida da classe política em Tucuruí. Há tempos a blogosfera vem sendo a principal intermediária do descontentamento da população. Diante da atitude dos vereadores na sessão desta segunda feira, estes meios de comunicação continuarão sendo uma das poucas esperanças dos eleitores se fazerem ouvir.
Postar um comentário