Dra. Edileuza conversa com técnico da Celpa sobre viabilidade da luz nas ilhas |
No dia 15 de junho, data seguinte à Sessão Especial na ALEPA, realizada a requerimento do Deputado Esdual Carlos Bordalo - PT, a fim de discutir as reivindicações do Movimento Pela Vida e Pelo Progresso de Tucuruí e Região do Entorno do Lago, a Vereadora Dra. Edileuza foi convidada a participar de uma reunião com técnicos da Rede Celpa para discutir a situação dos moradores das ilhas do Lago da Hidrelétrica, que deverão ser beneficiadas pelo programa do Governo Federal, Luz para Todos. O convite foi feito pelo representante da empresa distribuidora de energia no Estado, Sr. Álvaro Bressan. Além da Vereadora, participaram da reunião as Sras. Maria José, Socorro Pompeu, Amparo e o Sr. Adilson, todos pertencentes ao Movimento. O Vereador Max e o senhor Wellington Hugles não puderam participar devido a compromissos anteriormente agendados em Tucuruí.
Recebida pelo Engº. Jorge Valente e pelo Engº. Angelandre, da Diretoria Regional da Rede-Celpa, a comitiva foi informada de que se encontra em andamento estudos contratados pela Prefeitura de Tucuruí, os quais serão entregues à CELPA ainda este mês, quando, após analise dos levantamentos efetuados, deverá ser elaborado um projeto que beneficie as famílias residentes nas ilhas.
Pelo que foi dado a perceber, nenhum resultado será obtido ainda esse ano, sendo que a maior dificuldade a ser enfrentada é o relativo ao custo financeiro. O Engº. Jorge Valente procurou justificar dizendo que o problema é que a densidade demográfica nas ilhas é muito baixa e o Governo Federal prefere investir altos valores quando beneficiam muitas famílias, o que não é o caso das ilha do entorno do lago de Tucuruí.
“Eles têm prioridades que levam em conta a lógica do mercado e não a necessidade e o direito que aquelas pessoas têm ao uso da energia elétrica, mesmo porque elas moram nos fundos da maior usina hidrelétrica genuinamente brasileira e uma das maiores do mundo. Chega a ser uma incoerência. Acho que pelo menos deveria ser pensado um projeto de energia alternativa”, disse a Vereadora Dra. Edileuza.
Segundo a Vereadora, essa reunião serviu para que o mandato se familiarize ainda mais com a situação em que vivem os moradores daquelas localidades. “Obtive junto à CELPA o mapa das ilhas onde será desenvolvido o projeto e estaremos requerendo na próxima Sessão da Câmara uma cópia dos estudos realizados pela prefeitura. Nosso mandato vai acompanhar e lutar para que a energia da hidrelétrica de Tucuruí chegue a quem de direito, especialmente aos moradores das ilhas do entorno do lago”, completou a Vereadora.
Pela Assessoria de Comuniação.
13 comentários:
Cara vereadora, lendo essa matéria fico me perguntando, como pode uma empresa com CELPA tratar nosso município como fundo de quintal? ou melhor como uma empresa desse porte e com essa filosofia pode ser detentora de concessão pública? Eles têm que respeitar nossa população, inclusive e principalmente a pessoas das ilhas, que em sua grande maioria foi desalojada para a construção da Usina de Tucuruí.
Eles têm prioridades que levam em conta a lógica do mercado e não a necessidade e o direito que aquelas pessoas têm ao uso da energia elétrica? Isto é declaração que cabe uma ação no Ministério Publico contra a Celpa!
Parabéns, vereadora. Tá na hora de exprimir o sentimento do nosso honesto povo. Pena que boa parte da imprensa não colabore. Tucuruí tá com o saco cheio e não aguenta mais esses mentirosos fanfarrões.
Vou aproveitar este espaço para comentar sobre a "homenagem" que está sendo prestada a Sinomar Naves, técnico do dependente Independente.
A Câmara Municipal, por não ter mais o que fazer, POIS EM Tucuruí está tudo maravilhoso, votou pela concessão de TITULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE TUCURUÍ ao referido técnico de futebol, que não mora em Tucuruí, está por aqui há pouco mais de quatro meses e certamente não deverá ficar.
É um desrespeito que os vereadores cometeram contra a honraria máxima com a qual nosso município homenageia pessoas que fincaram raízes e deram seu coração a Tucuruí.
Está na cara que a "homenagem" foi apenas uma jogada oportunista de alguns vereadores para ganhar espaço na mídia em função de um campeonato de futebol nivelado por baixo e assim se auto promover à custa da degradação do Título Honorário de Cidadão de Tucuruí. ISTO É UMA VERGONHA!!!!!
Uma pessoa verdadeiramente honesta e coerente é aquela que tem coragem de dizer suas “verdades” para as pessoas a quem interessa, olhando diretamente nos olhos delas como você fez com o diretor da REDE CELPA na reunião da ACIT e pelo que leio no seu blog, continua fazendo. Coragem de falar cara a cara, não para qualquer um.
Como me alegro, aos 57 anos, de saber existir em Tucuruí mentes renovadas, novas lideranças e pessoas preocupadas com o futuro da cidade. Parabéns a vereadora, que pela firmeza de caráter deverá ocupar posições ainda de maior relevo em um futuro próximo da nossa política.
Pena que o número de personalidades dessa categoria seja infinitamente pequeno para proporcionar imediatas mudanças de hábitos e costumes na política local.
Mas como diz aquele ditado que a galinha enche o papo de grão em grão, um dia teremos lideranças bastantes para promover a dignidade da política.
Ao anônimo do dia 26/06 às 14h54! Infelizmente, empresas como a CELPA visam o lucro fácil, não possuindo nenhum interesse em prestar os serviços para os quais foi contratada e não tendo quem cobre, fazem o que querem e como querem. Em mais de 30 anos da construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, já deveríamos ter equacionado esse problema. A meu ver, faltou mais mobilização social e política. Por isso é importante apoiar todo e qualquer movimento e políticos que verdadeiramente queiram e lutem para que Tucuruí resgate seus direitos.Até!
Ao anônimo do dia 24/06 às 16h46! Concordo totalmente com vc! O Ministério Público deveria atuar com mais rigor, a fim de que a CELPA cumpra à contendo o seu contratado de prestação de serviços como concessionária de serviços públicos. Até!
Olá, Maria Sofia! Vamos utilizar os meus que estão ao nosso alcance para manifestarmos nossas insatisfações e fazermos as denúncias, visando passar a limpo nossa Nação, nosso Estado, nosso Município.
Ao anônimo do dia 24/06 às 19h16! A concessão de titulo honorífico a cidadãos e cidadãs é uma medida legal, que deve ser outorgada a pessoas que prestem ou tenham prestado relevantes serviços ao Município. Não abro mão de seguir esse preceito, pois não devemos banalizar tão nobre honraria. Até!
Ao anônimo do dia 24/06 às 19h23! Ao longo dos meus anos de vida, depois de ouvir tantos discursos hipócritas, recheados de autopromoções pessoais e depois descobrir que era tudo propaganda enganosa, aprendi que a forma mais irrefutável de mostrar quem somos e o que somos é viver seguindo e praticando os ensinamentos de Jesus Cristo. Amando a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, não tem erro, pois vem a coragem, a sabedoria, ... tudo de bom. Até!
Olá, João Carlos! Obrigada pela força! Assim como vc, torço para que mais pessoas de bem ocupem espaços na política. Até!
Postar um comentário