quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Câmara rejeita investigar Prefeito

Vereadora Edileuza e Mesa Diretora da Câmara


Na última Sessão Ordinária (25) da Câmara Municipal de Tucuruí, os vereadores tiveram que decidir sobre tema levado à votação por 2 dos 3 vereadores da bancada do PT. Os vereadores Jones William e Tom Bonfim protocolaram denúncia perante àquela Casa requerendo investigação sobre uma licitação da Secretaria Municipal de Educação para compra de material de informática, cujo processo licitatório iniciou-se em junho de 2009 e sagrou-se vencedora a empresa Brasil Online.

A vereadora Dra. Edileuza votou contra o acatamento da denúncia naquela Casa de Leis, por considerar que o caso já está sob investigação do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas dos Municípios, assim como de outros órgãos federais competentes para apurar o caso, a exemplo da Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal, conforme informado por um dos vereadores denunciantes.



Ao justificar seu voto, a vereadora disse, também, que o momento para investigar o caso seria por ocasião do processo licitatório – junho/2009 - amplamente divulgado e comentado no Município, oportunidade em que, constatada qualquer ilegalidade, evitar-se-ía que mais de 2 milhões tivessem saído dos cofres públicos.

A vereadora ressaltou que os vereadores petistas fizeram a coisa certa em encaminhar o caso ao Ministério Público Estadual, mas entende que esse procedimento, primeiramente, deveria ser realizado ao Parlamento.

A Parlamentar enfatizou a conquista memorável de que pela primeira vez na história política de Tucuruí, um Prefeito, por ação de Vereadores está sendo obrigado a cumprir a CONSTITUIÇÃO FEDERAL (Art.31,§3°) e a LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ (Art 68), disponibilizando por 60 dias, anualmente, todas as contas dos exercícios anteriores (2009/2010) para que qualquer cidadão ou cidadã possa analisar e questionar como foi administrado o dinheiro público. (“as contas dos municípios ficarão durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei.”)  
                                                                                                
Entende a Vereadora Dra. Edileuza, que a Câmara de Tucuruí, para melhor cumprir sua missão institucional tem que arrumar a sua própria Casa, atualizando a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno, tornando realidade no Município a TRIBUNA LIVRE, a CÂMARA ITINERANTE, o PARLAMENTO JOVEM, uma ESTRUTURA ADMINISTRATIVA decente, entre outras normas que permitirão a participação direta do Cidadão e Cidadã Tucuruiense na reivindicação dos problemas que afligem sua comunidade, permitindo, também, ao Parlamentar condições dignas e eficazes para exercer o seu mandato

Serviu de fundamento para o não acatamento da denúncia, a experiência negativa e humilhante em que aquele Parlamento vive, quando, após aprovar, por unanimidade, uma importante CPI, a da SAÚDE, Vereadores e População encontram-se na expectativa de vê-la sair da placidez dos arquivos.

Por fim, a Vereadora Dra. Edileuza reafirmou sua posição de que não faz parte da base aliada do atual Prefeito.

18 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que sei a licitação foi secrerta ea exemplo da do lixo no periodo de recesso e sem publicidade.

perdeu capital politico vereadora. O argumento de V. Exa cai por terra. as veses e´melhjor errar do que se omitir

Anônimo disse...

Essa desculpa da vereadora é muito furada, pelo que vimos agora sim se vendeu pro Prefeito!

Anônimo disse...

Vereadora Drª Edileuza, a Srª vai desculpar minha ignorância, mas quem “cala consente”, se os procedimentos administrativos estão errados, a Srª não deveria fazer o papel de advogada, e sim de vereadora, ou seja, pedir sim para abrir essa caixa preta, e mostrar claramente as aberrações, esse e o papel do vereador! Com isso irá produzir documento que dificultará de amanha se fazer comercio “pacote” com o ímprobo! De qualquer forma parabéns por conseguir tornar as prestações de conta pública em tempo abio!

Anônimo disse...

Por que somente agora, quase dois anos depois da licitação, é que os vereadores do PT denunciaram? Será que ficaram aguardando o período eleitoral, já que um deles se proclama candidato a prefeito?

Anônimo disse...

Nada tenho contra os que querem processar o prefeito, o que não entendo é o porque esse pessoal só aparece com esse BLABLABLÁ em vésperas de eleições.

Anônimo disse...

Prezado capitalista, qual foi o capital politico que a vereadora perdeu? O seu ou o que ela conquistou?

Rosa Maria disse...

Confesso que não entendi seu voto na câmara pela rejeição da CPI contra o prefeito. Conheço sua honra e não compartilho com alguns comentários maldoso de anônimos, porém gostaria de saber com mais profundidade sobre o por que da sua atitude.

Anônimo disse...

Não acredito em resultado prático de CPI, pois sempre tá sendo pura politicagem. Quero ver denuncia para as autoridades das justiça.

Anônimo disse...

Se nós eleitores quisermos, se tivermos consciência, em outubro de 2012 poderemos fazer o papel desta CPI. Nós não precisamos de mais uma CPI pois basta lembrar empenho do grupo do prefeito para engavetar a CPI da Saúde, que os vereadores do PT também não brigaram para desengavetar ou estão aguardando ficar mais próxima das eleições para aparecerem na vitrine. Vamos denunciar ao Ministério Público pessoal, façam uma carta, indiquem as provas e protocole no MP. É obrigação da Promotoria instaurar investigação e depois o processo. É a única solução legal possível, caso contrário vai ficar por isso mesmo.

Anônimo disse...

De acordo com a Lei Complementar nº 131, a transparência deve ser assegurada mediante “liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público”. Isso não vale para a Prefeitura e Câmara de Tucuruí?

Ver. Edileuza disse...

Boa noite, anônimo das 13:20 do dia 26/10/2011! Segundo o documento lido no expediente da Sessão do dia 25/10, o processo licitatório teve seu trâmite regular, inclusive com publicação de Edital no Diário Oficial do Estado do Pará e tudo aconteceu no segundo semestre do ano de 2009. Votei de acordo com minha consciência, ciente de que estava fazendo o correto, não fui omissa. Todavia, lamento que vc não tenha procurado sua Vereadora para dar sua opinião. De ora em diante, publicarei no meu Blog a pauta da Sessão, para que vc me dê sua opinião sobre os assuntos. Participe do meu mandato, que é seu também, depois faça o seu julgamento!

Ver. Edileuza disse...

Boa noite, anônimo das 15:48 do dia 26/10/2011! Lamento que vc não se afine com a verdade, com a sinceridade, com a coerência. Também lamento por vc me julgar mal, indevidamente, quando deveria estar me apoiando, me ajudando. Nunca estive à venda!!!

Ver. Edileuza disse...

Boa noite, anônimo das 17:31 do dia 26/10/2011! Eu não me calei!... A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público Estadual, órgão competente para investigar e propor a ação competente. A Câmara não iria abrir nenhuma caixa preta, como não abriu a caixa preta da saúde, logo, não quis fazer papel de boba. Espero que vc procure compreender minha posição!

Ver. Edileuza disse...

Boa noite, anônimo das 12:24 do dia 27/10/2011! Temos procurado exercer nossos mandatos com todo respeito e lisura, desde 1º de janeiro de 2009. Todavia, é no período eleitoral que as pessoas se interessam mais pelos problemas do município.

Anônimo disse...

A sua postura está sendo a mesma do tempo em que participou dos governos do Claudio Furman, do Pacival e agora do sancler. Parabéns por continuar com a mesma postura de antigamente.

Ver. Edileuza disse...

Boa tarde, anônimo do dia 29/10 às 13:37! Com certeza a minha postura é mesma! Fui PROCURADORA JURÍDICA na administração dos ex-prefeitos CLÁUDIO FURMAN e PARSIFAL PONTES, onde, mesmo exercendo cargo de confiança, sempre primei pela ética, moralidade, legalidade e transparência no trato com a res pública. Agora, como VEREADORA, no mesmo mandato da gestão do prefeito SANCLER FERREIRA, não seria diferente! Represento o POVO, a quem sempre serei fiel e defenderei seus direitos, porque antes de ser VEREADORA, sou POVO. Portanto, ajo com o mesmo zelo que sempre esperei dos meus representantes e não me desviarei destes princípios morais, como sempre quiseram meus poucos adversários!!!

Anônimo disse...

Vereadora Drª. Edileuza, mais uma vez vou me antecipar e pedir desculpas, sou o anônimo das 17:31 do dia 26/10/2011! Não quero fazer ping pog, nem tão pouco dividir sua reputação, alias a Drª esta me saído muito bem nesse mar de lama, e por que não dizer um monte de Bandido...Parabéns, mas como cidadão e povo, quero lhe afirmar que votar em sim ou não, não tem outro propósito em dizer concordo e não concordo, portanto nada vai justificar vota sim para um ato ilícito, principalmente porque a esfera de juízo e outra! Mas tudo ira servir de ferramenta contra ou a favor do processo!
Essa e a posição do povo ate porque o judiciário esta sem credito, e o federalismo abalado!

Ver. Edileuza disse...

Boa tarde, anônimo do dia 31/10 às 08:32! Não tenha dúvidas de que meu mandato é do Povo, quem eu represento. Logo, minhas posições devem refletir os anseios desse Povo. Mas para isso aconteça, preciso que meus representados cheguem a mim e manifestem suas opiniões, entretanto isso não vem acontecendo, quer seja por falta de costume ou por falta de oportunidades. Estou à disposição de qualquer pessoa que queira me dar sua opinião a respeito dos assuntos de interesse do Povo, através desse Blog ou pessoalmente. Obrigada por externar sua opinião de forma respeitosa! Volte sempre!!!