terça-feira, 30 de abril de 2013

João Havelange renuncia ao cargo de presidente de honra da Fifa (2)

João Havelange e Ricardo Teixeira
O Comitê de Ética da Fifa divulgou nesta terça-feira (30) o relatório que afirma que os brasileiros Ricardo Teixeira e João Havelange e o paraguaio Nicolás Leoz receberam propinas da empresa de marketing suíça ISL. 

De acordo com o documento, assinado pelo presidente do Comitê de Ética da Fifa, Hans-Joachim Eckert, João Havelange renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa no dia 18 de abril, 12 dias antes da divulgação do relatório. 

Documentos da justiça suíça mostram que a ISL pagou a Havelange e Teixeira o equivalente a R$ 45 milhões (21,9 milhões de francos, em valores da época) em troca de facilidades na obtenção de contratos. A empresa de marketing esportivo era parceira da Fifa na década de 1990, mas faliu em 2001. 

De acordo com o relatório, quando o suborno foi pago a Teixeira, Havelange e Leoz não havia um código de conduta dentro da Fifa. O primeiro código é de 2004. 

Eckert diz ainda que todos os envolvidos no escândalo já renunciaram a seus cargos dentro da entidade. Portanto, o caso da ISL está encerrado para o Comitê de Ética.

Em julho de 2012, a Fifa divulgou documentos que confirmam que o ex-presidente da entidade João Havelange e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira receberam subornos milionários da ISL. 

Havelange já havia renunciado ao posto de integrante do Comitê Olímpico Internacional em dezembro de 2011. 

Teixeira deixou a presidência da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL) em 12 de março 2012. Três dias depois, deixou o Comitê Executivo da Fifa. A renúncia de Havelange ao cargo de presidente honorário da Fifa só foi revelada no relatório do Comitê de Ética divulgado nesta terça-feira.

Fonte: Redação Época

Nenhum comentário: