quarta-feira, 5 de junho de 2013

Brasília: Evangélicos protestam contra aborto e casamento gay

Em 2008, milhares de evangélicos 
protestaram no Congresso contra 
o PL 122
Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Um protesto coordenado por evangélicos contra o aborto, o casamento gay, a censura às religiões e à imprensa promete reunir pelo menos 30 mil pessoas na tarde de quarta-feira (5) em frente ao Congresso Nacional. 

A manifestação pacífica é organizada pelo pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e um conhecido opositor dos movimentos homossexuais. 

“Nós vamos descer o bambu, meu filho. O couro vai comer. Vai ser bonito”, disse ele, em entrevista exclusiva ao Congresso em Foco.

Com a participação de shows com cantores cristãos e, claro, políticos das bancadas religiosas sobre os caminhões de som, o evento é aberto a todos os públicos. De acordo com anúncio veiculado em cartazes, emissoras de TV e na internet, “até ateus” podem participar. 

Em 2008, milhares de pessoas protestaram em frente ao Congresso contra projetos apoiados pela comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros).

A manifestação promete ser o primeiro grande ato contra a resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que obriga os cartórios de registro a reconhecer a união civil entre pessoas do mesmo sexo e celebrar o casamento homoafetivo. 

Parlamentares da bancada evangélica não gostaram da decisão por entender que a determinação deveria partir do Congresso. O PSC pediu a derrubada da ordem ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas o recurso acabou arquivado pelo ministro Luiz Fux.

Ativismo

O deputado João Campos (PSDB-GO), ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, disse que a expectativa é de que 100 mil pessoas estejam no local. Ele afirmou que espera que “quase todos”, até os mais discretos membros da bancada evangélica, como Benedita da Silva (PT-RJ), estejam sobre caminhões de som. 

“Você sabe como político é”, lembra o deputado. O tucano diz que setores do PT tentam colocar uma “mordaça na imprensa”, a propor a regulação da mídia, e nas religiões. “O Estado laico não é o religioso nem o antirreligioso. É o que garante a liberdade de crença”, disse ele.

Ele afirmou ser contra o casamento gay por não considerar a situação de foro íntimo. “Namorar uma pessoas do mesmo sexo, morar junto, é do foro íntimo, mas consagrar isso como instituto da sociedade, não”, disse Campos. “O Congresso não deliberou porque esse não é o desejo da sociedade”, disse. 

Para o deputado, um dos problemas da união entre pessoas do mesmo sexo é a adoção de crianças por parceiros homossexuais. “A psicologia diz que o primeiro elemento que amplia a visão de mundo delas é a figura do pai. Há um prejuízo para a formação da criança.”

Campos entende que a decisão do CNJ não é o mais importante mote do protesto, embora o Judiciário e o Ministério Público também sejam alvo dos evangélicos. “Mas não vamos perder a oportunidade de exteriorizar nossa insatisfação com esse ativismo do STF, do CNJ e do CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público].” 

Outro alvo da manifestação é o Projeto de Lei 122/06, que transforma a homofobia em crime. Ontem (4), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PDMB-AL), anunciou que a proposta deve ter sua tramitação acelerada na Casa.

Pressão sobre Dilma

Um dos coordenadores da Frente Parlamentar dos Direitos Humanos, Domingos Dutra (PT-MA) disse que a manifestação deveria ser mais propositiva. Para ele, o protesto tem como alvo também a presidenta Dilma Rousseff. “Além de uma pauta conservadora, tenta expor sua força para amedrontar a presidenta Dilma, às vésperas do pleito eleitoral”, analisa o deputado, em entrevista ao site. 

Malafaia negou a interpretação de Dutra: “Ele não sabe o que está falando. Ouviu o passarinho cantar e nem sabe o nome dele.” 

Ele criticou o avanço das igrejas evangélicas ao retirar fieis da igreja católica por meio de meios de comunicação. “Têm usado a mídia e o charlatanismo”, afirmou Dutra. 

O deputado citou um exorcismo de uma pessoa na Igreja Universal do Reino de Deus, que, para ela, tratava-se de uma pessoa com fome. “E não tira [o demônio] de graça. Atrás dessas ações estão sempre presente o dízimo.”

Nascituro

O protesto está marcado para às 15h, horas depois da sessão da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara que tem como item na pauta o Estatuto do Nascituro. 

A proposta dá direitos aos embriões em formação como forma de inibir os abortos e cria a “bolsa estupro”, ajuda financeira para mães que optarem por ter as crianças mesmo após a violência sofrida. Pela lei brasileira, em caso de estupro, a mãe tem o direito de abortar o bebê. 

“Estamos trabalhando para aprovar”, disse ao Congresso em Foco o presidente de honra da bancada evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO).

MOTIVOS PARA PROTESTAR

A favor de…Significa ser contra…
Liberdade de expressãoDebates sobre projeto de lei para controlar a mídia, defendido por setores do PT, embora rejeitados pelo governo Dilma Rousseff.
Liberdade religiosaProjeto de Lei 122/2006 no Senado, que torna crime a discriminação contra os homossexuais. Os religiosos dizem que a proposta os proíbe chamar o homossexualismo de pecado.
Família tradicionalA favor da família formada por homem, mulher e filhos. Contra o casamento gay, aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça em maio, sem passar por projeto de lei no Congresso Nacional. Contra a adoção de crianças por pessoas do mesmo sexo.
Vida
Ampliação das possibilidades de aborto, como defendido no projeto de lei no novo Código Penal em tramitação no Senado. Contra a eutanásia e a ortotanásia.

Congresso em Foco

Nenhum comentário: