terça-feira, 11 de junho de 2013

Governo Dilma tem 54,2% de aprovação, diz pesquisa

A presidente Dilma Rousseff em foto desta segunda-feira (10), durante visita em Queluz, perto de Lisboa, em Portugual (Foto: AP Photo/Francisco Seco)
A presidenta Dilma Rousseff em foto 
desta segunda-feira (10), durante 
visita em Queluz, perto de Lisboa, 
em Portugual 
(Foto: AP Photo/Francisco Seco)
O governo da presidente Dilma Rousseff teve aprovação de 54,2% da população, segundo pesquisa feita pelo Instituto MDA e divulgada nesta terça-feira (11) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). 
O número é um pouco inferior ao registrado no último levantamento, em agosto de 2012, em em que a taxa de aprovação era de 56,6%.

Além disso, a pesquisa mostra que 73,7% dos entrevistados avaliam como positivo o desempenho pessoal da presidente. O percentual, porém, também é inferior quando comparado ao do levantamento passado, que era de 75,7%. No total, 20,4% desaprovam a gestão de Dilma.

Apesar da queda na popularidade, a presidente “ainda mantém altos índices de aprovação, com reflexo em elevado percentual de intenção de voto, o que a torna, hoje, favorita à reeleição”, diz o documento.

Em comparação com o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 29,4% dos entrevistados consideram que a gestão anterior era melhor, enquanto 12% preferem o atual mandato.

A pesquisa também traçou um primeiro panorama para as eleições presidenciais de outubro de 2014. Segundo a enquete, Dilma seria reeleita no primeiro turno com 52,5% dos votos. 

Em segundo lugar, ficaria o tucano Aécio Neves, com 17%, seguido de Marina Silva, com 12,5%. Nenhum dos três políticos oficializaram sua candidatura.

A pesquisa traz dados sobre a expectativa da população em relação ao governo e a temas conjunturais. 

Nesta edição, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas em 134 municípios de 20 estados, entre os dias 1º e 5 de junho de 2013.

Época

Nenhum comentário: