quarta-feira, 5 de junho de 2013

McAfee adverte para aumento de circulação de malware em redes sociais

A empresa de segurança informática McAfee Labs indicou nesta segunda-feira um aumento da circulação de programas de computador maliciosos desenhados para roubar senhas nas redes sociais como Facebook e Twitter.

A McAfee citou um "aumento significativo" de um vírus de redes sociais chamado "Koobface" e um "aumento espetacular" de mensagens indesejadas nos três primeiros meses de 2013.

Segundo o relatório trimestral da companhia sobre ameaças globais, variedades do Koobface, inseridas em um jogo de ortografia no Facebook, quase triplicaram no primeiro trimestre deste ano com relação aos três meses anteriores.

O Koobface é projetado para entrar nas redes sociais das pessoas, usando mensagens para enganar amigos dos usuários para que estes instalem o código em seus computadores que, em seguida, os hackers conseguem usar com fins maliciosos.

Esta ação maior do Koobface se soma a um aumento contínuo no número e na complexidade dos ataques, sobretudo no setor financeiro, projetados para roubar informação que os criminosos podem usar em proveito próprio, informou a McAfee.

"Os criminosos cibernéticos se deram conta de que as informações pessoais e empresariais são a moeda de sua economia hacker", afirmou o vice-presidente da McAfee Labs, Vincent Weafer.

"A ressurreição do Koobface nos lembra que as redes sociais continuam sendo uma oportunidade importante para interceptar informações pessoais", acrescentou.

Nenhum comentário: