segunda-feira, 17 de junho de 2013

MD convocará Petrobras e Receita Federal para explicar dívida e possível paralisação da petrolífera

Vergonha nacional – A Mobilização Democrática (MD) ingressará, na próxima semana, com requerimento na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara pedindo o comparecimento do diretor Financeiro da Petrobras, Gustavo Tardin Barbosa, para dar explicações sobre a dívida contraída junto à Receita Federal que provocou a suspensão da certidão negativa de débitos da empresa junto ao governo federal. 

O secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, também será convidado para falar sobre a questão.

O pedido baseia-a em matérias publicadas pelos principais jornais do País nesta sexta-feira (14), informando que a Petrobras corre o risco de ter suas operações interrompidas por causa da decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro) que suspendeu a certidão negativa de débitos da empresa, o que pode levará à paralisação de várias atividades da companhia. 

A ação foi movida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), que cobra uma dívida de R$ 7,39 bilhões da Petrobras com o Fisco.

Para o líder do PPS-MD, deputado Rubens Bueno (PR), a reportagem revela a maneira como o PT administra a Petrobras. Segundo o parlamentar, se não bastassem as operações “nebulosas”, como a compra da refinaria de Pasadena (EUA) por R$ 1 bilhão a mais do que o valor de mercado, agora, com a decisão judicial, corre o risco de ter seu patrimônio reduzido ainda mais por causa de irresponsabilidade administrativa.

“Há dez anos, a Petrobras vem sendo dilapidada pelo aparelho petista que tomou conta da empresa”, criticou Rubens Bueno.

A contenda judicial, ainda segundo o jornal, tem origem na falta de recolhimento de Imposto de Renda (IR) sobre as remessas da petroleira ao exterior para pagar o frete de plataformas móveis. Nestes anos todos, a Receita vem cobrando judicialmente a dívida, mas a direção se nega a reconhecê-la.

Rubens Bueno informou ainda que o partido aventou a hipótese de pedir novamente o comparecimento da presidente da Petrobras, Graça Foster, para falar sobre o assunto, mas, devido à sua performance na última audiência, optou por ouvir os esclarecimentos do assunto de forma mais técnica.

Paralisação

O requerimento de audiência é assinado pelo deputado Arnaldo Jardim (MD-SP). Segundo ele, a vinda do responsável financeiro da Petrobras e do secretário da Receita é importante para o esclarecimento desse caso que se arrasta desde de 2003, ano em que a empresa foi autuada.

“O que não pode é a companhia correr o risco de ter, a qualquer momento, suas atividades paralisadas”, afirmou Jardim, que é integrante da Comissão de Finanças e Tributação.

Claque lulista

Em 2006, quando disputava a reeleição, Lula se valeu de uma mentira que logo foi encampada por sua horda de aduladores. À época, a coordenação da campanha do petista garantia que o PSDB, caso retornasse ao Palácio do Planalto, privatizaria a Petrobras. Uma mentira absurda, mas que a claque do então presidente tratou de disseminar como se verdade fosse.

Passados seis anos, a Petrobras está completamente corroída financeiramente por causa da pilhagem patrocinada pelo Partido dos Trabalhadores, mas até agora não surgiu um corajoso “companheiro” para falar sobre o assunto.

Quando a contabilidade real da Petrobras for aberta, o País conhecerá a extensão do estrago pelo partido que chegou ao poder central sob o manto da moralidade e da transparência.

O pior nessa epopeia é que o engessamento operacional da Petrobras poderia ser evitado pela Advocacia-Geral da União, mas isso não aconteceu porque os petistas têm um séria e conhecida dificuldade para combinar ações sérias. São competentes apenas quando o cardápio é “conto do vigário”.

Ucho.Info

Nenhum comentário: