quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cabral recua e revê quebra de sigilo de manifestantes

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), resolveu rever o decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (Ceiv), publicado no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira. 

Apelidada de "DOI-Codi do governo Sérgio Cabral", a comissão foi muito mal recebida e, inclusive, considera inconstitucional por diversos juristas, entre eles o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado.

Em nota, o governo do Rio informou que "O Governador Sérgio Cabral colheu junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) o aperfeiçoamento do decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) de forma que não pairem quaisquer dúvidas quanto ao respeito ao processo legal". 

Na terça-feira, o procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, havia avisado que a comissão não tem competência para quebrar sigilo telefônico nem de internet sem passar pelo Tribunal de Justiça.

O novo decreto, "com teor ajustado pelo MP-RJ e o Governo do Estado RJ", será publicado nesta quinta-feira, já revogando o anterior, informa o governo do Rio. A comissão criada pelo novo decreto será integrada por membros da Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. Cada órgão pode indicar quantos representantes quiser.

Entre seus poderes estão "tomar todas as providências necessárias" para a investigação de atos de vandalismo, inclusive praticar "quaisquer atos necessários à instrução de procedimentos criminais com a finalidade de punição de atos ilícitos" praticados durante as manifestações. 

O decreto também estabelecia que as solicitações e determinações da Ceiv a outros órgãos da administração têm "prioridade absoluta", mesmo em relação a suas atribuições legais. O membro do Ministério Público presidirá a comissão.

Leia a íntegra da nota do governo do Rio:

O Governador Sérgio Cabral colheu junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) o aperfeiçoamento do decreto que cria a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV) de forma que não pairem quaisquer dúvidas quanto ao respeito ao processo legal.

O novo decreto - com teor ajustado pelo MP-RJ e o Governo do Estado RJ - será publicado nesta quinta-feira (25/07), já revogando o anterior.

Nucleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: