sexta-feira, 12 de julho de 2013

Centrais sindicais esqueceram de convidar o povo e pagam mico com o fracasso do ‘megaprotesto’

Organizado por todas as centrais sindicais do país, com apoio da UNE, do Movimento Sem Terra e do PT (leia-se, Lula), o tal do Dia Nacional de Lutas, Mobilização e Greves teve um balanço verdadeiramente patético em relação ao sucesso das diversas manifestações dos jovens, que não comandam nenhuma organização formal e se comunicam pelas redes sociais.

O chamado megaprotesto na verdade foi um mico fabuloso. Confiram: apenas 7 mil pessoas em São Paulo; no Rio, somente 2,5 mil; em Porto Alegre, 2 mil…

O fato inquestionável é que as centrais sindicais estão fora de forma e precisam malhar nas academias. Depois de 10 anos e meio de inatividade, sua volta às ruas não tem comparação com as manifestações do Movimento Passe Livre. É que as centrais esqueceram de convidar o povo…

O mais interessante foi a diversidade da pauta de reivindicações e de enfoque. A Força Sindical, por exemplo, pediu, nesta quinta-feira, a demissão da atual equipe econômica do governo. Já a CUT acha que o ministro Mantega é o máximo.

Agora, as principais centrais sindicais do país ameaçaram fazer uma greve geral em agosto, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas pelo Palácio do Planalto. Parece brincadeira.

Carlos Newton

Nenhum comentário: