sábado, 13 de julho de 2013

Estatuto de Juventude é aprovado na Câmara dos Deputados

A relatora do projeto foi a deputada
Manuela D’Ávila (PCdoB-RS)
Foto: Agência Câmara
Foi aprovado na última terça-feira (09/07) pela Câmara dos Deputados o Estatuto da Juventude. O texto trata dos direitos e políticas públicas voltadas a jovens entre 15 e 29 anos. 

O projeto de lei está em trâmite na Casa desde 2004, foi aprovado com a maioria das alterações que vieram do Senado.

A relatora, deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), apresentou seu parecer que resultou em vários questionamentos dos deputados, tendo posteriormente reformulado o relatório e apresentado nova versão mais consensual.

Alguns itens mantidos pela Câmara foram o transporte escolar progressivo a estudantes do ensino superior, e não apenas do ensino básico; meia passagem a todos os estudantes entre 15 e 29 anos em viagens interestaduais, de acordo com legislação federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e também a reserva de vagas para estudantes no transporte interestadual, conforme ocorre com os idosos, sendo duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e mais duas com desconto de 50% para esses mesmos jovens.

“Nós estamos devolvendo o meio passe a todos os estudantes, porque a conjuntura política mudou”, disse a relatora.

Foi mantida também a determinação de que a emissão da Carteira Identificação Estudantil seja feita preferencialmente pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes, pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e por entidades estudantis estaduais e municipais a elas filiadas.

O texto agora segue para sanção presidencial.

Nenhum comentário: