domingo, 14 de julho de 2013

Na iminência da visita do Papa, lei sobre aborto assombra Dilma

Simpático à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um dos mais notáveis juristas do país, Ives Gandra Martins, visitou o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para alertar sobre o PLC 03/2013 que está na mesa da presidente Dilma para sanção.

A proposta pode trazer nova dor de cabeça para ela se sancionada, e abre brecha para legalizar o aborto. A Ives Gandra, o ministro prometeu alertar a presidente Dilma sobre a polêmica, relatou assessoria de Carvalho.

O PLC chega à presidente num momento delicado: na iminência da visita do Papa Francisco e num cenário com popularidade em baixa da petista.

O inciso IV do Artigo 3 do projeto prevê a ‘profilaxia da gravidez’ para mulheres vítimas de estupro, mas sem detalhar, abre interpretações jurídicas para outros casos.

A bancada evangélica quer veto total e pressiona o ministro Carvalho. Alguns representantes, como o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP), pediram audiência com ele.

A presidente tem mais uma semana para se decidir. Na campanha em 2010, boatos sobre a suposta aprovação de Dilma ao aborto chegaram ao Papa Bento XVI, que enviou recados velados. 

O assunto deixou em polvorosa seu comitê de campanha à época, que iniciou força-tarefa para conter rebelião eleitoral dos católicos e evangélicos.


Nenhum comentário: