sábado, 6 de julho de 2013

Plebiscito: proposta indecente.

Brasilino Neto
Esta expressão é a mais delicada que podemos usar para classificar a proposta de sua realização.

Ante os fatos recentes que pipocam por todo Brasil e as decisões do poder executivo central, só podemos imaginar, tristemente, que por muitos sacrifícios ainda teremos que nos submeter para que possamos ser um país minimamente decente e menos gravames sejam impostos ao seu povo.

Dizemos isto porque não é possível acreditar que somos seriamente conduzidos pela classe política, pois mesmo ante os rumorosos fatos do país, o presidente da Câmara Federal, Henrique Alves, toma um avião da FAB em Natal, Rio Grande do Norte, e com um grupo de 8 pessoas venha ao Rio de Janeiro acompanhar o jogo final da Copa das Confederações. 

Incompreensível! Inaceitável! Descabido! Insultante!

E tem mais, mesmo nas condições de tantas ocorrências no país, reivindicando melhorias nos serviços públicos básicos de transporte, segurança, saúde e educação, onde pagamos impostos de países de primeiro mundo e temos serviços de quinto mundo, a classe política, como diz o ditado, não se emenda.

Pois a presidente Dilma para dar (ou pensar que vai dar) uma resposta aos protestos convoca seus paquidérmicos ministérios para reunião, e sai dela com a insólita proposta de realização de um plebiscito tendo como finalidade a reforma política, para se discutir financiamento público ou particular de campanha, voto distrital misto ou puro, lista fechada e votação e outras bobagens mais.

Quanto a isto aqui também cabem as expressões acima:

Incompreensível! Inaceitável! Descabido! Insultante!

Fácil, pois concluir que realmente a classe política está desassociada de seu povo, podendo se ver que não tem a mínima noção de quais são suas necessidades, seus anseios e pleitos.

Cabe aqui perguntar: nas centenas de milhões e milhões de cartazes e mensagens que foram transmitidas pelas redes sociais um único deles pode ser visto o pedido de reforma política? Como se poderá em apenas alguns dias orientar a população brasileira, não afeita a estes complexos temas, para bem votar? O que este estrupício, digo, plebiscito, trará de benefício à população brasileira? O que lhe melhorará a vida diária?

A única resposta cabível para todas estas perguntas é: nada.

Ainda, como se não bastasse esse desaforo outro ainda vem em sua esteira, ao sabermos que a realização deste estrupício, ops, plebiscito, será despendido R$ 500 milhões, isto mesmo, você leu certo, R$ 500 milhões de reais.

Fica aqui ante estes desaforos, estas propostas desencontradas da realidade brasileira, estes estrupícios, uma proposta ao povo brasileiro, a de que façamos na próxima eleição uma reforma dos políticos, ou seja, avaliando bem os que se apresentarão e reconduzindo muito poucos deles para novos mandatos.

E, quem sabe, possamos por este caminho a mudar o Brasil, pois com a maioria do que ai está, por certo, será muito, muito difícil mesmo que mudemos e sejamos menos sacrificados em nosso dia a dia.

Brasilino Neto - brasilino@aasp.org.br

Nenhum comentário: