domingo, 25 de agosto de 2013

Água em pó.

Governo mexicano afirma que o
produto amplia a colheita em 300%
(Reprodução/Internet)
‘Chuva sólida’ pode ser a solução para a seca - Um engenheiro químico mexicano afirma ter a solução para o problema da seca. 

Sérgio Jesus Rico Velasco desenvolveu e patenteou a “Chuva Sólida”, um pó capaz de absorver grande quantidade de água e liberar aos poucos no solo.

O material é feito de um tipo de polímero absorvente desenvolvido nos anos 1970 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Inicialmente, o produto era usado em fraldas infantis, mas Velasco percebeu que, com algumas alterações, o produto poderia ajudar a combater a seca.

A versão criada por Velasco pode ser misturada ao solo e absorve até um litro de água com apenas 10 gramas. O engenheiro montou sua própria empresa e vem vendendo a Chuva Sólida no México há 10 anos. 

O governo do país afirma que o produto amplia a colheita em 300%. Com o crescente temor da falta d’água, a venda da Chuva Sólida aumentou e a empresa já exporta o produto para locais áridos da Austrália e da Índia.

Edwin González, vice-presidente da Chuva Sólida, afirma que o produto é natural e não causa danos ao solo nem à plantação. Dependendo da qualidade da água, o pó pode durar de oito a dez anos no solo. 

Para cada hectare é preciso usar 50 quilos do produto, quantia que custa em torno de R$ 3.500.

Contudo, muitos não estão convencidos de que a Chuva Sólida seja a solução para a seca. Linda Chalker-Scott, professora da Universidade do Estado de Washington, diz que “não há evidência científica de que o produto armazena água por um ano”. “Outro problema prático é que esse gel pode também causar problemas. Isso porque à medida que eles secam, ele vai sugando a água ao redor dele mais vigorosamente. E assim ele desvia a água que iria para a raiz das plantas”, diz a professora. 

Para Linda, usar adubo de lascas de madeiras é uma alternativa mais eficaz e econômica.

Nenhum comentário: