quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Brasil tem bala na agulha para encarar turbulências na economia, diz Dilma.

Presidente Dilma Rousseff
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (28) que o Brasil possui "bala na agulha" para encarar as oscilações da economia mundial. "Temos uma situação fiscal muito boa", declarou.

Dilma culpou a política monetária dos Estados Unidos pela alta do dólar. No ano, a moeda norte-americana já acumula valorização de 16%.

Na semana passada, o Banco Central anunciou a maior intervenção no mercado de câmbio desde o auge da crise internacional, em 2008.Com leilões diários até o fim do ano, a autoridade monetária pode injetar até US$ 60 bilhões no mercado.

A inflação tem sido outra grande preocupação da equipe econômica do governo. A taxa de juros, que vem subindo nos últimos meses, está sendo usada para tentar frear a alta dos preços.

Hoje, no final do dia, o BC deffine um possível aumento da taxa básica de juros (Selic), que está em 8,5% ao ano. O mercado aposta em alta, para 9%.

Brasil enfrenta minicrise, diz Mantega

Na segunda-feira (26), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o Brasil enfrenta uma "minicrise", mas a economia do país continua sólida.

"Ela é uma minicrise que estamos vivendo, mas trará um impacto muito menor... porque a economia mundial está em recuperação", disse.

Mantega culpou a comunicação do banco central norte-americano (Federal Reserve, ou Fed) pelos problemas nos mercados financeiros. Investidores do mundo todo estão de olho no Fed à espera de sinais de uma eventual redução do ritmo do programa de estímulo, que injeta US$ 85 bilhões por mês na economia dos EUA. Segundo Mantega, o Fed não deixa claro o que fará.

"Quando o Fed começar de fato a retirar os estímulos, o mercado se acalma", afirmou.

UOL com Reuters

Nenhum comentário: