quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Deputados discutem em Brasília ferrovia que ligará Mato Grosso ao Pará

Deputados se encontram
com o ministro César Borges
Uma comitiva de deputados de Mato Grosso se reunirá nesta quinta-feira (15), às 15:30, em Brasília, com o ministro dos Transportes, César Borges. 

O encontro tem como objetivo a apresentação de um projeto elaborado pela Assembleia Legislativa para a construção de uma ferrovia que ligará Mato Grosso ao estado do Pará. Os parlamentares desejam que esta obra seja inserida no Plano Nacional Ferroviário.

A reunião foi articulada pelo senador Jayme Campo (DEM) juntamente com o líder da bancada, deputado federal Eliene Lima (PSD). Participarão do encontro os deputados José Riva (PSD) – idealizador do projeto-, Baiano Filho (PMDB), Pedro Satélite (PSD), o senador Jayme Campos e os deputados federais Nilson Leitão (PSDB) e Eliene Lima. Representando o Pará estará presente o deputado estadual Fernando Coimbra (PSD).

Conforme explicou o deputado José Riva, a proposta está sendo discutida há dois anos e já foi apresentada ao governador Silval Barbosa (PMDB) e também ao governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), que inclusive levantou a possibilidade de investir R$ 1 bilhão na ligação ferroviária.

“Vejo nesse projeto a grande redenção do sul do Pará e da região Araguaia de Mato Grosso, que é uma das maiores áreas disponíveis para a produção de grãos do mundo”, afirmou Riva.

Traçado

De acordo com o projeto, traçado da ferrovia partirá de Água Boa até Barcarena, no nordeste paraense. Também é analisada a possibilidade da ferrovia seguir do município matogrossense até Marabá, no sudeste do Pará.

A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá), que está em projeto de implantação. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município na ferrovia por meio de um ramal.

Ao todo, mais de 20 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,6 mil km de trilhos, melhorando a qualidade de vida de mais de dois milhões de pessoas.

Com a construção deste traçado, Mato Grosso passará a contar com três ferrovias: a Ferronorte – terminais já foram construídos em Itiquira, Rondonópolis e Alto Taquari – e a ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que ligará o estado a Goiás. Essa última, ainda está sendo projetada. 

(Com assessoria)

Nenhum comentário: