sábado, 3 de agosto de 2013

Lula defende uso da internet por partidos de esquerda

Luiz Inácio Lula da Silva
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que as manifestações de rua no país são algo "extraordinário", mas pegaram tanto a esquerda quanto a direita de surpresa. 

Na abertura do Foro de São Paulo, que congrega entidades e partidos socialistas da América Latina, ele defendeu também que os movimentos e legendas de esquerda tenham maior domínio das ferramentas de comunicação como forma de se contrapor à mídia convencional:

-Nós não podemos apenas ficar chorando o problema da mídia conservadora em cada país. 

Ela é conservadora no Brasil, na Venezuela, na Colômbia, na Argentina, no Uruguai, em El Salvador. E nós não podemos ficar apenas reclamando que os nossos adversários utilizam a mídia conservadora. 

Agora, com a internet do jeito que funciona, temos a chance pela primeira vez de criar um instrumento de comunicação entre nós, e não ficar devendo favor a ninguém em lugar nenhum do mundo.

O ex-presidente defendeu que o continente seja o "farol de uma nova esquerda", com maior entendimento dos novos movimentos sociais e domínio de instrumentos de comunicação como a internet.

- Pelo fato de a esquerda estar enfraquecida na maioria dos países do mundo, a América Latina pode, neste momento, ser o grande farol para a nova esquerda que queremos criar para o mundo. A esquerda europeia perdeu o discurso porque ficou muito semelhante ao discurso da direita - disse o ex-presidente.

Para Lula, sem oxigenação, a esquerda "vai definhando" e tem como desafio conquistar a juventude:

- Nós não podemos mais continuar funcionando na forma de organização tradicional que nós tínhamos. Esses movimentos que aconteceram aqui no Brasil pegaram de surpresa todos os partidos de esquerda, todos os partidos de direita, pegaram de surpresa todo o movimento sindical e todo o movimento social - disse ele, que completou: - Nós, na verdade, estamos ficando velhos.

O Globo

Nenhum comentário: