domingo, 25 de agosto de 2013

O corpo é a tela: a BODY ART descobre os clássicos

Chadwick Gray e Laura Spector
Seu trabalho se intitula Anatomy Museum (Museu de Anatomia) e consiste em reproduzir quadros que estão nos mais famosos museus do mundo sobre o corpo de alguns modelos, femininos e masculinos, como se se tratassem de gigantescas tatuagens, para depois fotografá-los. 

Parece fácil, mas não é: o casal de artistas Chadwick Gray e Laura Spector, com efeito, reproduz as obras inteiramente à mão, e usa como suporte o inteiro corpo do modelo. 

Para realizar uma única obra eles podem levar até 15 horas. Chadwick Gray e Laura Spector vivem atualmente em Houston, Texas, depois de terem morado dez anos em Chiang Mai, na Tailândia.

1 Leda e o Cisne, de Correggio

Gray e Spector reproduzem as pinturas inteiramente à mão, usando como tela o inteiro corpo dos modelos, e depois de terem solicitado a eles para que assumissem diferentes poses plásticas e ter verificado, com o uso de um projetor, qual a pose que melhor fnciona para aquele quadro. 

O sentido da arte, para eles, esconde-se inclusive no esforço para alcançar com o pincel os pontos mais difíceis, redesenhando a perspectiva do corpo. Nesta foto, reproduziram a pintura "Leda e o Cisne", de Corregio, sobre um modelo masculino agachado.
2 Água, de Arcimboldo

3 A festa de Cleópatra, de Jordeans

4 Mulher que chora, de Picasso

5 A cabeça da Medusa, de Rubens

6 Joana D'Arc, de Eugene Thirion

7 Judite com a cabeça de Holofernes, de Cranach

8 Santa Ágata, de Orazio Riminaldi

9 Santa Maria Madalena, de Carlo Dolci


Equipe Oásis/Brasil247

Nenhum comentário: