sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pará: 'Crianças vão para aula dentro de gaiolas', diz internauta

Transporte escolar em Óbidos é
adaptado em camionetes
(Foto: Márcia Monte/VC no G1)
Uma internauta fotografou uma caminhonete adaptada para o transporte escolar em que as crianças eram levadas no que ela chamou de "gaiola escolar". Márcia Monte, da cidade de Alenquer, contou ao G1 que passava por um trecho na zona rural de Óbidos, no oeste do Pará, quando viu o veículo. “Eu também vi um carro daquele em Curuá”, explica.
Segundo Márcia, o veículo chamou a atenção de outras pessoas que participavam de um rally durante o final de semana. “Meu colega que estava dirigindo viu lá atrás do carro e tinha um cadeado. Fiquei imaginando: ‘Meu Deus, que coisa, as crianças, além de serem transportadas dentro de uma gaiola de madeira, ainda vão presas’”, relata.

Ela conta que perguntou aos comunitários se o veículo servia como transporte escolar das crianças. “Não acreditei quando eu vi. Eu achei um absurdo, não consigo imaginar. Perguntei para um garotinho, mas ele disse que não vai no carro porque mora perto da escola, mas que alguns colegas iam”.

A internauta informou ainda que a carroceria do carro, adaptada para levar crianças, tem uma lona de plástico. “Eu imagino que sirva para dias de chuva. Mas é inadmissível, nem bicho deve ser transportado desse jeito”, diz.

“Numa estrada daquela que é só pedra e poeira como é que as crianças vão ali atrás, numa gaiola?”, questiona.

Nota da Redação: 
 
O G1 entrou em contato com o ex-secretário de Educação de Óbidos Ronei Brelaz e com o atual, João Neto Rodrigues. Brelaz diz que "isso é um tipo de transporte para pouca quantidade de alunos. Não identificamos que seria perigoso, nunca houve um acidente com esse tipo de veículo. Nós estávamos fiscalizando diariamente, não houve nenhuma ocorrência, eles iam com poucas crianças."

O secretário atual afirma que havia cinco caminhonetes adaptadas para transporte escolar, mas agora existem duas. De acordo com ele, alguns trechos necessitam de um carro com tração, que é o caso das caminhonetes, pois não são asfaltados. 
 
Na área de várzea do município de Óbidos, os alunos são transportados por bajaras (canoa motorizada) e lanchas. Na área rural, kombis, ônibus e caminhonetes atendem os alunos.

Ele informou que tomou posse no dia 31 de outubro e está providenciando algumas mudanças no transporte escolar. Uma reunião na tarde desta quinta-feira (14) com uma das empresas responsáveis pelo transporte escolar deve definir quais mudanças serão feitas, segundo Rodrigues.
 
G1

Nenhum comentário: