De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, há boatos de que Dilma escolheu o novo ministro do STF: o advogado tributarista Heleno Torres (foto), segundo informaram fontes do Supremo ao veículo. Torres esteve nesta quinta-feira à noite no Palácio do Planalto, acompanhado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para uma conversa reservada com Dilma.
Professor da USP, o pernambucano Torres entraria na vaga do sergipano Carlos Ayres Britto, que presidiu o Supremo e deixou a Corte no fim do ano passado.
O colunista migalheiro Gaudêncio Torquato disse esta noite em sua conta no Twitter que em almoço com o causídico ouviu: "Se eu for escolhido, está convidado [para a posse]."
Currículo
Heleno Taveira Tôrres é Professor Associado de Direito Tributário junto ao Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP. Também éconselheiro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos, Conselheiro e Membro da Câmara de Arbitragem da FIESP, Conselheiro e Membro da Câmara de Arbitragem da FECOMERCIO.
É autor dos Livros: Direito constitucional tributário e segurança jurídica. 2. ed. São Paulo: RT, 2012 (1. ed. 2011); Derecho tributario y derecho privado: autonomía privada, elusión y simulación. Buenos Aires: Marcial Pons, 2008; Direito tributário e direito privado: autonomia privada, simulação e elusão tributária. São Paulo: RT, 2003; Direito tributário das telecomunicações e satélites – Estudos e pareceres. São Paulo: Quartier Latin, 2006; Pluritributação internacional sobre as rendas de empresas. 2. ed. São Paulo: RT, 2001 (1. ed. 1997); Direito tributário internacional. São Paulo: RT, 2000, além de diversas obras coordenadas e artigos publicados no País e no exterior.
Membro do Conselho Editorial da Revista World Tax Journal, do International Bureau of Fiscal Documentation – IBFD (Amsterdã). Membro do Comitê Editorial da Rivista Diritto e Pratica Tributaria Internazionale, editada pela CEDAM. Membro do Comitê Editorial da Rivista di Diritto Tributario Internazionale, editada pelo Dipartimento di Teoria dello Stato, da Facoltà di Scienze Politiche, da I Università di Roma – “La Sapienza”, além de outras edições estrangeiras e nacionais.
Recebeu o “16.º Prêmio Tributarista do Ano”, da IOB – Thomson (2002/03); o reconocimiento da Suprema Corte de Justicia de La Nación - México – 2006; o prêmio “Autor do Ano”, concedido pela Academia Brasileira de Direito Tributário, em setembro de 2005; o título de “Membro Honorario”, conferido pelo Colegio de Abogados de Lima – Peru (1998).
Fonte: Migalhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário