sábado, 8 de maio de 2010

MÃE!


 MÃE!
Mario Quintana

Mãe... São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o Céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito.

Para louvar nossa mãe,
Todo o bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...

Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do Céu
E apenas menor que Deus!
 



Mãe, palavrinha ditosa,
Que tanto queremos bem
É tão pura e tão formosa,
Que nenhuma rima tem!
A data  
O dia das mães nasceu em 1907, numa cidade de  Grafton, no Estado de West Virginia, graças ao persistente esforço de uma moça chamada Anne Jarvis que perdera sua mãe, no dia  9 de maio de 1906. No ano seguinte no primeiro aniversário da morte da mãe, em maio de 1907, Anne Jarvis lhe prestou sentida homenagem, ocasião em que também pensou  em outras mães já falecidas, que nem sempre tinham um filho que as pudesse visitar no cemitério.

Anne Jarvis tomou então a iniciativa de escrever uma carta ao governador de seu Estado, Sr. William Glasscock, sugerindo que organizasse anualmente uma comemoração especial para as mães, mortas ou vivas, que apadrinhou a sugestão e baixou um decreto, já em 1910, instituindo oficialmente o DIA DAS MÃES no território daquele Estado. Em homenagem a Anne, que havia levantado idéia, determinou que as comemorações se dessem no segundo domingo de maio, data mais próxima do falecimento da sua mãe.

Já em 1914, a comemoração se estendera por todo o país, quando então o então presidente da República Woodrow Wilson baixa um ato oficializando o Dia das Mães em todo o território norte americano.

Decorridos mais quatro anos, a comemoração chegou ao Brasil: em maio de 1918, pela primeira vez se festejava o Dia das Mães em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A iniciativa coube a um grupo de moças e senhoras, patrocinado pela Associação Cristã de Moços da capital gaúcha, que convidou o escritor já falecido, Avaro Moreyra para presidir a comemoração.
Por ocasião de um Congresso Feminista em 1932, o assunto foi debatido, cabendo a uma senhora de nome Alice Tibiriçá, à frente de uma comissão de damas, dirigir-se ao então Presidente da República Getúlio Vargas, pedindo-lhe a oficialização do Dia das Mães no Brasil, que acatando o pedido, editou Decreto-Lei nº 21.366 em 5 de maio de 1032, determinado a comemoração oficial do Dia das Mães no Brasil.

Um comentário:

Pabyane disse...

Mãe carinhosa, mãe dengosa
Mãe amiga, mãe irmã
Mãe sem ter gerado é a mãe de coração...

Feliz Dias das Mães!!!