No comentário da postagem TRANSPARENCIA TOTAL - TUCURUÍ TEM VEREADORA, o leitor anônimo enviou o seguinte texto:
Anônimo disse...
- "Vereadora: Seu esforço no sentido de trazer a transparência a coisa pública em Tucuruí é notado, entretanto não lograste êxito ainda, sabemos que depende de ações de outras autoridades, como citaste, mas infelizmente, ainda não teve eficácia e os gestores que ocultam da população as contas e seus valores continuam a fazê-lo, sem nenhuma restrição."
Na Sessão plenária de hoje, 10/mai/2010, finalmente foi votado e aprovado por cinco votos a favor e três votos contra, o REQUERIMENTO Nº 002/2010/GAB/VER/PSC, de minha autoria, visando NOTIFICAR o PREFEITO MUNICIPAL, SANCLER ANTONIO WANDERLEY FERREIRA, para que disponibilize as contas do Município, relativas ao exercício de 2009, para exame e apreciação de qualquer contribuinte, cumprindo, assim, o disposto no §3º do art. 31 da Constituição Federal (CF), o art. 49, da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o caput do art. 68, da Lei Orgânica do Município de Tucuruí (LOM).
Os Vereadores Chiquinho Enfermeiro, Max e Bena Navegantes votaram contra o Requerimento que pede transparência nas contas do Municipio.
É da lavra do economista Frederick August von Hayek, prêmio nobel em 1974, o seguinte pensamento, que podemos aplicar à situação que predomina atualmente na área política em Tucuruí: Num país onde o único empregador é o Estado, a oposição significa morte por inanição. O velho princípio de quem não trabalha não come é substituído por um novo princípio: quem não obedece não come.
Em minha vida pública, como representante do povo de minha cidade, tenho mantido fidelidade às minhas propostas de campanha, e mesmo diante de todas as perseguições e humilhações, delas não me afastarei.
Da mesma forma, também nunca atenderei intimidações para concessões absurdas e que claramente não atendam aos interesses da população, venham de onde vierem e, até que a verdade se mostre, somente à vontade do povo ofereço a minha subordinação.
E, apesar da tormenta que paira sobre todos aqueles que ousam defender os interesses do povo, sempre existirá uma verdade do bem e uma verdade do mal, assim como sempre haverá um momento oportuno em que será nítida a distinção entre uma e outra, porque é necessário que o bem se consolide através de ações consistentes, já que somente palavras ou intenções nada valem. De minha parte, estou trabalhando para que este momento aconteça.
A Constituição Brasileira consagra: Art. 2º. São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Assim, o respeito entre os poderes deverá sempre existir, porém nunca com a submissão de um ao outro, pois a independência entre os poderes é fundamental para a manutenção do Estado democrático de direito e entre órgãos que estão no mesmo nível hierárquico só pode haver subserviência ao mando Constitucional, objetivando impedir as arbitrariedades e a violência, que são traços marcantes dos governantes de índole totalitária, das famigeradas ditaduras.
A democracia deverá observar o sistema de freios e contrapesos, proposto em “O Espírito das Leis” por Montesquieu, onde cada poder atua coibindo os excessos que os demais possam cometer, pois só o poder freia o poder, ficando destacada a necessidade do próprio Estado, através dos órgãos constituídos, realizando a fiscalização dos atos administrativos.
Pena que determinados parlamentares, por ignorância ou por falta de caráter, não obedeçam tais ensinamentos, preferindo atentar contra as nossas leis, que juraram aplicar e defender.
Tenho plena convicção que passada a tormenta da imoralidade e da demagogia no trato da coisa pública, virá o tempo para a verdadeira reconstrução moral de nossa política municipal.
Em Tucuruí, onde as mais poderosas autoridades são o Executivo e o Legislativo, ser oposição às omissões e ilegalidades praticadas pelos gestores públicos, significa risco de condenação à morte política por inanição.
Não é permissível que o velho princípio de que quem não trabalha não come, seja substituído por um novo princípio para ser aplicado na política de Tucuruí: quem não se submete aos desmandos não pode trabalhar com dignidade ou, ainda, quem não bajula os administradores do dinheiro do povo deve ser humilhado. É a mais descarada e vergonhosa arte da submissão e da imoralidade. Não fui eleita para isso!!!
Prefiro me espelhar em Pedro Calderón de La Barca:
"... minha honra é patrimônio da alma e pertence somente a Deus".
Parabéns aos Vereadores que votaram a favor do Povo de Tucuruí!
Parabéns ao Povo de Tucuruí, porque tem Vereadora e Vereadores, que os representa, com dignidade!
Parabéns aos Vereadores que votaram a favor do Povo de Tucuruí!
Parabéns ao Povo de Tucuruí, porque tem Vereadora e Vereadores, que os representa, com dignidade!
13 comentários:
gostei de ver!!! precisamos disso mesmo transparência nas contas. precisamos saber se o nosso dinheiro esta sendo bem usado.
Como disse o anonimo do dia 10.05, existe alguma possibilidade de exito de que o prefeito cumpra o que a camara votou, já que ele faz questão mostrar que manda nos vereadores?
A VEREADORA ACHA QUE O PREFEITO VAI CUMPRIR O QUE FOI VOTADO NA CAMARA? ELE DIZ QUE MANDA NOS VEREADORES E ATÉ HOJE É QUE TEMOS VISTO. PARABNES PELA LUTA.
Agora sim...sabemos quem são os vereadores que lutam pelos direitos do povo!!!
PARABÉNS Vra.Edileuza por defender nossos interesses ...você esta fazendo diferença nesta câmara.
Foi votado mais será que o PREFEITO vai cumprir?
Por que sabemos que os Vereadores são comandados por ele. E com sua LUTA pela TRANSPARENCIA podemos saber quem é ONESTO e tem DIGNIDADE.vaias aos vereadores que votam contra!!! PARABÉNS continue lutando por nossos direitos.
Veradora, ate que enfim a Camara tomou uma atitude correta na votação de ontem. Eu pergunto: quando voces vão olhar para o que acontece dentro de sua própria casa, que no caso é a Câmara Municipal de Tucuruí. O que estão fazendo com o dinheiro que o povo paga mensalmente para a Camara. Com todo o dinheiro que já foi passado para a Camara, por que aindão estão num predio que não comporta quase ninguem e acima de tudo é perigoso quando acontecem votações complicadas. Um predio que o corpo de bombeiros deveria proibir para aglomeração publica por falta de segurança e area de escape. É UMA VERGONHA PARA TUCURUI.
Dra. Parabéns!Continue firme!!A Sra. é o cara!!!Que Deus Lhe abençoe.
Ao Anônimo das 01:22h: A Transparência no trato com a res pública (coisa pública) é um dever do gestor público e um direito do Povo, consagrado na Constituição Federal, que é nossa Lei maior.
Aos Anônimos das 11:19h e das 11:23h: O Prefeito vai cumprir o requerimento, fundamentado em nossas Leis, que o obriga a prestar contas ao Povo de Tucuruí, do dinheiro que ele administra, quer seja voluntariamente ou por imposição legal. A Câmara Municipal de Tucuruí é composta por uma Vereadora e nove Vereadores. Se o Prefeito manda em Vereador, tenha a certeza que não é em todos.
Ao Anônimo das 12:00h: Obrigada pela sua satisfação com o meu trabalho! Espero continuar merecendo seu respeito e seus elogios.
Ao Raimundo H.: Caro Raimundo, estamos atentos a nossa própria casa. Eu acredito que até o final de nosso mandato (dezembro/2012) teremos não só um prédio digno para receber todo e qualquer dos seus proprietários, que é o Povo, mais também não teremos nada escondido, oculto ou secreto. Deus proverá!!!
AO ANÔNIMO DAS 16:43 DO DIA 11: Obrigada! Obrigada! Obrigada!...
OLÁ! 2º CORINTIOS 5. 10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.
11 Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens; mas, a Deus já somos manifestos, e espero que também nas vossas consciências sejamos manifestos.
12 Não nos recomendamos outra vez a vós, mas damo-vos ocasião de vos gloriardes por nossa causa, a fim de que tenhais resposta para os que se gloriam na aparência, e não no coração.
UM ABRAÇO. EDILSON MACIEL.
Postar um comentário