segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

TRIBUNA LIVRE - Espaço democrático da comunidade na Câmara Municipal de Tucuruí


A partir da próxima semana a democracia em Tucuruí poderá ganhar mais força. Foi protocolado e a Câmara de Vereadores deverá votar o Projeto de Resolução n° 001/2011, que institui a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Tucuruí, garantindo o  direito a cidadãs e cidadãos eleitores de Tucuruí, líderes comunitários, representantes legais de instituições devidamente constituídas,  de  explanar, reivindicar, sanar dúvidas e dar sugestões aos vereadores da casa, durante as Sessões Ordinárias.

O Projeto de Resolução da Tribuna Livre, de minha autoria (Vereadora Edileuza Paixão Meireles-PSC) e dos Vereadores Jones William (PT), Pastor Antônio (PT) e Antonio Luiz Rodrigues Aragão (PRP), que deverá ir ao plenário para discussão e aprovação, tem por objetivo principal possibilitar uma maior participação popular nas questões municipais, direito esse consagrado, principalmente na Constituição Federal.

Pelo Projeto, serão aceitas até duas inscrições para cada Tribuna Livre que será realizada na primeira sessão ordinária de cada mês, tendo cada orador o direito a fazer uso da palavra por dez minutos e, a critério da Mesa Diretora da Câmara, poderá haver Tribuna Livre também na Terceira Sessão Ordinária de cada mês.

O espaço poderá ser usado somente para exposição de matérias que visem o bem comum. Serão proibidos assuntos de caráter político, ideológico ou que trate de questões pessoais. O tema abordado deverá ser informado no ato da inscrição. Esse Projeto possibilidade ao cidadão comum e aos representantes da Sociedade Civil Organizada, expressar publicamente as necessidades de seus bairros, além de aproximar as comunidades dos Poderes Legislativo e Executivo.


Caso seja aprovada a Tribuna Livre, é o que esperamos, Tucuruí poderá se orgulhar em figurar no rol das cidades que defendem e ampliam os canais de ligação entre o Poder Legislativo e sua população.

Cabe agora ao nobres Vereadores a decisão de dar voz ao povo de Tucuruí, durante os debates na Câmara Municipal.

Clique na imagem para ler a íntegra do Projeto.




  

19 comentários:

Anônimo disse...

Minha vereadora gostariamos que a senhora informasse o montante total dos recursos que entraram e a onde foram gastos nesses primeiros dois meses da nova mesa diretora. Sabemos que a sua promessa de transparencia do recurso publico da camara municipal será cumprida. Obrigado.

Anônimo disse...

Vais continuar censurando os comentários do seu eleitor, querida vereadora?

Simone disse...

Vereadora Edileuza
Parabéns pelo projeto Tribuna Livre. Um belo exemplo que reflete um verdadeiro formato democrática de governo. Igualmente, fiquei feliz com a iniciativa do seu blog que abre a possibilidade aos cidadãos participar na formação de uma governança ética e comprometida. Mais uma vez, Parabéns pelo seu trabalho dedicado, ético e democrático. Vou acompanhar e torcer para que seja aprovado pela Câmara. Estarei sempre por aqui.

Edna disse...

Embora resida em Goianésia do Pará, visito regularmente esta cidade, pela qual tenho grande carinho. Conheço a Vereadora Edileuza, autora e defensora do Projeto "Tribuna Livre", a quem manifesto meus parabéns pela brilhante iniciativa, enquanto fico torcendo para que seja aprovado pelos vereadores de Tucuruí e, assim, a população seja realmente beneficiada ao apresentar suas reclamações, pedidos e sugestões, dentro dos princípios democráticos, sem que nos esqueçamos de que é preciso que cada cidadão pense principalmente nas ações coletivas para o bem comum do que em seus interesses pessoais, pois isto sim, é DEMOCRACIA!

Anônimo disse...

Vereadora Edileuza cade as prestações da camara neste dois meses. A senhora prometeu que iria ter transparencia na nova mesa a qual a senhora faz parte. Qunato e em que foi gasto o nosso suado dinheiro? Ainda confiamos na senhora.

Anônimo disse...

Gostaria de deixar o meu pensamento, aqui neste espaço, de que a transparência das contas municipais também precisa ser implementada, entretanto, a meu ver, esta ferramenta indispensável para a melhoria dos serviços públicos em nossa cidade, com certeza não terá apoio dos vereadores que formam a base do prefeito. Que a vereadora Edileuza e os vereadores do bloco de oposição continuem nessa luta, buscando a cada dia por mais transparência em nossas contas públicas, além do livre acesso dos cidadãos a essas informações.

Anônimo disse...

A vereadora Edileuza agora tem como repassar todas informações relativas a prestação de contas da camara muncipal a sociedade, pois agora ela é 1ª secretaria. Além do mais se ela fizer isso estará cumprindo a legislação federal, além é claro de está cumprindo sua própria palavra. Isso independe de outros vereadores, pois nenhuma conta na camara é paga sem a autorização do Zé Goems e da vereadora Edileuza. É por isso que continuamos acreditando na vereadora edileuza.

Anônimo disse...

Somo sua fan e estomo alegre com o progeto do tribuna livre para a gente pode fala o que os veriador precisa escutar e obirgado pela opurtunidade de fala um pouco do que acho da politica em minha cidade.

Central Unica de Tucuruí disse...

Olá Drª Edileuza ! Acompanhamos o seu blog e também o Site, somos visitantes assiduos. Achamos muito importante o espaço, que fala a verdade da política de Tucuruí. Deus abençoe a senhora,hoje e sempre. Nós da Central Unica de Tucuruí

Anônimo disse...

VEREADORA SE JÁ DEU UMA OLHADA NOS BLOG'S DO BARATA, BACANA, FRANSSINETE FLOREZANO E PARSIFAL, OLHE HOJE...OLHE OS COMENTARIOS DA FRASSINETE...
É ESCADALOSO

Unknown disse...

Ao anônimo das 15:34, do dia 28/02. No momento, não tenho como lhe informar à contento o total dos recursos e despesas da Câmara referente a janeiro e fevereiro/2011, mas saiba que não faltarei com minhas promessas. Assim que o Presidente der ciência à Mesa Diretora de seus atos, eu divulgarei. Fique com Deus!

Unknown disse...

Ao anônimo das 15:52, do dia 28/02. Censurarei todo e qualquer comentário desrespeitoso, tanto a mim quanto a qualquer pessoa. Deus te abençoe!

Unknown disse...

Olá, Simone! Que bom que vc gostou do Projeto Tribuna Livre e do espírito do meu Blog. Continue visitando, mande sugestões e críticas que visem aprimorar o meu trabalho, afinal sou sua representante e quero corresponder a todas as suas expectativas. Obrigada pela torcida pela aprovação do projeto! Um braço!

Unknown disse...

Sábias palavras, Edna! Obrigada por tudo! Volte sempre!!!

Unknown disse...

Ao anônimo das 22:35, do dia 28/02. No momento, não tenho como lhe informar à contento o total dos recursos e despesas da Câmara referente a janeiro e fevereiro/2011, mas saiba que não faltarei com minhas promessas. Assim que o Presidente der ciência à Mesa Diretora de seus atos, eu divulgarei. Obrigada pela confiança! Fique com Deus!

Unknown disse...

Obrigada anônimo das 22:38, do dia 28/02! Esperamos em Deus que o Projeto TRIBUNA LIVRE seja aprovado, pois é um direito que o povo Tucuruiense precisa ser consagrado, assim como a transparência nas contas públicas municipais. Volte sempre!

Unknown disse...

Ao anônimo das 11:08, do dia 1º/03! Até a presente data não ordenei nenhuma despesa, todavia, não se preocupe, estou ciente das minhas obrigações e não faltarei às minhas promessas. Obrigada pela visita e por confiar em mim!

Unknown disse...

Ao anônimo das 17:52, do dia 1º/03! O Projeto TRIBUNA LIVRE, conforme já dito, será de grande importância para a sociedade Tucuruiense. Que bom que tem o seu apoio! Continue visitando meu Blog e postando comentários! Fique com Deus!

Unknown disse...

Obrigada amigos da CENTRAL ÚNICA DE TUCURUÍ, pelas constantes visitas e por gostarem das postagens em meu Blog! Esse espaço é nosso, voltem sempre! Fiquem com Deus!