sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Breve: Justiça Federal será implantada em Tucuruí



Uma comitiva da Justiça Federal da 1ª Região, composta pelo do juiz federal diretor da Seccional do Pará, Dr. Daniel Santos Rocha Sobral, Dr. Luiz Otávio Campelo Montezuma, da área de engenharia e Dr. José Luiz Miranda Rodrigues, Diretor da Secretaria Administrativa, estiveram em Tucuruí no período de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em visita de trabalho com o objetivo de escolher o imóvel onde será implantada a Vara da Justiça Federal no município.

Durante a estada e visita aos locais onde poderá ser intalada a Vara Federal, a comitiva foi acompanhada pela Vereadora Edileuza, Drª Silvia Bechara Sodrá, Presidente da Sub Seção da OAB em Tucuruí e Drª Idalene, Procuradora do Município. Na ocasião o Juiz Federal Dr. Daniel Sobral informou que pretende instalar a Vara da Justiça Federal em Tucuruí até o mês de junho deste ano.

Conforme publicado no Blog da Vereadora Edileuza em 14/abr/201, a Resolução de nº 102, de 14 de abril de 2010, editada pelo Conselho da Justiça Federal, aprovou a instalação de 230 varas federais criadas pela Lei 12.011 de 2009 e nessa distribuição, o município de Tucuruí foi contemplado para ser a sede de uma Vara da Justiça Federal, fazendo parte do projeto de expansão da Justiça Federal.

“Essa também era uma aspiração do meio jurídico da cidade e da região. Portanto, a população e os advogados vão beneficiar-se com a instalação da Vara da Justiça Federal na sede do município, sem precisar se deslocar para outras cidades para solucionar questões na esfera Federal, o que é fator determinante para maior celeridade nas ações processuais” declarou a Presidente da Sub Seção da OAB em Tucuruí, Advogada Silvia Sodré.

Finalmente uma boa notícia para nossa cidade. Depois de uma longa jornada, brevemente teremos inaugurada a sede da Vara da Justiça Federal em Tucuruí. É uma honra para Tucuruí receber a Justiça Federal, que beneficiará desde os cidadãos mais simples aos mais abastados. Vai gerar benefícios para economia local e para o desenvolvimento de serviços na região, com a incorporação de importantes serviços para a população, isso porque, é na Justiça Federal que deveriam tramitar, por exemplo, os processos de aposentadoria por idade ou tempo de serviço, que atualmente tramitam na justiça comum. Definitivamente será um marco na história de nosso município”, declarou a Vereadora Edileuza.

“A instalação da Justiça Federal em Tucuruí, certamente vem para melhorar o acesso da população à justiça, assim como facilitar o trabalho dos operadores do direito, além de atrair outros equipamentos prestadores de serviços para os cidadãos. A Justiça Federal é a que mais se aproxima da população, e sua vinda para Tucuruí atende a um clamor antigo, pois já não se entendia porque uma cidade tão importante quanto a nossa, ainda não contava com uma vara Federal", continuou a Vereadora Edileuza.

"Com isso, as pessoas serão atendidas em unidades mais próximas das suas residências, evitando deslocamentos onerosos e cansativos até Marabá ou Belém para solucionar questões na esfera Federal. Ganha a sociedade, especialmente a camada mais carente. Tucuruí é uma região pólo e não poderia continuar à margem dos grandes projetos federais que podem beneficiar a população de nosso município e da região em seu entorno”, continuou a Vereadora Edileuza.

“Esperamos que com a instalação de uma Vara Federal, também seja criada uma sub-sede da Procuradoria Geral da República na região e que apresentará requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal, para que seja formalizado apelo ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitando a instalação de uma Delegacia da Polícia Federal em Tucuruí, finalizou a Vereadora.

4 comentários:

Olga Maria disse...

PREZADA VEREADORA

Quais comarcas farão parte da jurisdição da Justiça federal de Tucurui?

Obrigada, Um abraço

Edilson Braga Junior disse...

Minha amiga Edileuza, apraz-me cumprimentá-la ! é com imensa satisfação que recebo a notícia, por sinal em texto irreparável, da iminente instalação da nova e imprescindível Vara Federal em nossa cidade, que bênção, que alívio para toda a advocacia e cidadãos em geral, como advogado e cidadão, agradeço você e Dra Silvia, por acompanharem e colaborarem nesse projeto ! abraço, Junior Braga

Reginaldo disse...

Prezada Vereadora Dra. Edileuza, vamos torcer para que esta notícia se transforme em realidade o mais breve possivel. Parabens por sua intervenção, extensivo às advogadas Dra.Silvia da OAB e Dra. Idalene da Prefeitura pela implantação da Justiça Federal em Tucuruí.

Marilene Alves disse...

Parabéns.Isso sem dúvida representa mais desenvovimento pro Município. sou servidora da Justiça Federal candidata à remoçao para a Subseção de tucuruí e queria saber como andam as obras? Qual a previsão de inauguração? Ass: Marilene Alves