terça-feira, 30 de abril de 2013

TJPA e Susipe assinaram convênio de cooperação técnica para contratação de oito internas que cumprem pena em regime aberto e semiaberto


Juiz Cláudio Rendeiro,titular
da 1ª Vara de Execução Penal e
Coordenador do projeto,
durante assinatura do convênio
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) firmou convênio de cooperação técnica com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), na tarde desta sexta-feira, 26, para a contratação de oito internas que vão executar serviços de digitalização e recuperação de acervo do arquivo documental do Judiciário. os trabalhos se iniciam a partir desta semana. 

O termo foi assinado pelo Superintendente da Susipe, tenente-coronel André Cunha; pela presidente do TJPA, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento; e pelo juiz Cláudio Rendeiro, titular da 1ª Vara de Execução Penal e coordenador do projeto “Começar de Novo” no Pará. 

Após a assinatura do convênio, a presidente do TJPA deu as boas vindas às oito internas contratadas e falou sobre a importância que a sociedade tem em mudar a realidade do homem ou da mulher que trilhou outro caminho. 

Diretora do Dep. de Documentação
e Informação, Pollyanna Pires,
com a Desa. Luzia Nadja Nascimento
 e as integrantes do Projeto
"Quero registrar a alegria do Poder Judiciário em firmar esse convênio, pois o homem é maior que o erro cometido. O trabalho de vocês será de grande valia não só para o Tribunal, mas, principalmente, para os jurisdicionados”. Em seguida, a magistrada explicou porque o convênio foi direcionado às mulheres “Vocês são na maioria das vezes são a força e o sustento da família e precisam dessa oportunidade” finalizou.

Serviço 

As internas iniciam as atividades no próximo dia 2 de maio, mediante uma carga horária de oito horas diárias de trabalho, recebimento de um salário mínimo, vale transporte e vale refeição. O convênio tem a duração de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. 

Durante a validade do convênio, elas serão acompanhadas por meio de avaliação de desempenho feita por assistentes sociais, psicólogas e terapeutas ocupacionais da Susipe. Os critérios para seleção das novas contratadas foram: possuir bom comportamento, ter ensino médio completo e estar cumprindo pena em regime semiaberto ou aberto.

Diretor do Setor de Informática,
 Ednaldo Corrêa, falou às
 beneficiadas sobre a
importância do projeto
A interna Alessandra Mota, custodiada em regime semiaberto no Centro de Recuperação Feminino (CRF), contou da sua experiência aos presentes sobre a importância e a experiência de participar há oito meses do programa "Começar de Novo". "Para mudar de vida, nós precisamos de oportunidades. Tive minha carteira assinada pela primeira vez nesse projeto, hoje trabalho no almoxarifado de uma empresa da construção civil”, comemora.

Estiveram presentes no evento desembargadores do TJPA, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB -Seccional Pará), Policia Militar, Prefeitura Municipal de Belém, Ministério Público do Estado do Pará (MPE-PA) e membros do Conselho de Comunidade.

Fonte: TJPA/Texto: Nara Pessoa

Nenhum comentário: