sábado, 15 de junho de 2013

'Corneteiro Digital': os jogadores da seleção mais elogiados e criticados no Twitter

Os torcedores brasileiros acabam de ganhar um aliado para acompanhar a Copa das Confederações — que se inicia neste sábado: o Corneteiro Digital. 

O serviço, inédito na web brasileira, é uma ferramenta digital que mostra — em tempo real — quais são os atletas da seleção brasileira mais criticados ou elogiados no Twitter antes, durante e depois dos jogos da equipe nacional. Será uma dor de cabeça para o técnico Felipão.


O serviço foi desenvolvido por uma parceria entre VEJA.com e a empresa argentina de desenvolvimento de software de mídia social Zauber. Ele é um dos serviços exibidos pelo site de VEJA na Copa que exploram o conceito conhecido como "segunda tela", pelo qual os usuários utilizam a web para interagir, em tempo real, com conteúdos relacionados a atrações exibidas na TV — no caso, os jogos da Copa das Confederações.

No Corneteiro Digital, todos os tuítes públicos dos usuários do microblog em língua portuguesa são analisados por um programa "treinado", gerando dois produtos: estatísticas (os jogadores mais citados, por exemplo) e avaliação dos atletas e do treinador — positiva ou negativa. É a torcida digital palpitando o tempo todo sobre o desempenho da seleção.

Outro serviço que explora a "segunda tela" e que estará disponível na cobertura de VEJA.com da Copa é a página que exibirá todas as estatísticas das partidas da competição: qual jogador chutou mais a gol, quem errou mais passes, as áreas do campo mais exploradas e assim por diante. 

O recurso, por sua vez, é produto de um acordo com a empresa inglesa especializada em estatística Opta.

Os fanáticos por futebol podem contar ainda com o GeoSocial VEJA.com, que reúne em mapa e em tempo real informações tuítes, fotos e avaliações de bares, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais e públicos, além de informações sobre trânsito e transporte publicados no Twitter, Instagram, Foursquare e TripAdvisor. VEJA.com fornecerá conteúdos como reportagens, galerias de fotos e vídeos.

Compartilhe mensagens no Twitter ou fotos no Instagram com a marcação #VEJAnaCopa: os melhores conteúdos serão apresentados no mapa. Divirta-se!

Nenhum comentário: