quarta-feira, 10 de julho de 2013

O que está acontecendo com esse país

O Brasil é realmente um país enigmático. Nas últimas semanas o povo acordou de um sono profundo e foi para as ruas reivindicar decência na política e um rosário de demandas que incluem transporte, saúde, educação, habitação, honestidade e competência dos políticos na gestão da coisa pública. 

Para milhões de cabeças, como eu, tudo que vem acontecendo mais parece um sonho do que realidade. Ninguém imaginava isso, pois a letargia havia tomado conta do povo. 

Em um passe de mágica o comodismo foi substituído pela indignação e o Brasil saiu para as ruas. Que maravilha! Contraditoriamente, nas arquibancadas do Maracanã, uma minoria de privilegiados, que puderam pagar ingressos caros para ver a final da Copa das Confederações, torcia, alheia ao que se passava lá fora. 

Se não bastasse a contradição entre os que brigavam com a PM e os que torciam, algo mais chamou atenção dos mais atentos. Não havia negros dentro do Estádio do Maracanã, a maioria era de brancos e os poucos negros que foram vistos eram integrantes da escola de samba que fez a abertura do evento, vendedores de picolé ou policiais. 

Será que o Brasil está deixando de ser mestiço para ser tornar um país de branquinhos? É evidente que não, a verdade é que o futebol não é mais esporte de massa, mas de uma minoria cheirosa e rica. 

A contradição aparece novamente quando consideramos que o povo bancou a festa de reforma dos estádios, mas quem está usando são os mais afortunados.

Blog do Eduardo Homem de Carvalho

Nenhum comentário: