quarta-feira, 10 de julho de 2013

80% querem lei que reserve metade das cadeiras do Legislativo para mulheres

Pesquisa Ibope sobre a presença feminina na política revela que 80% dos entrevistados são favoráveis a uma lei que torne obrigatória a reserva de metade das cadeiras das Câmaras de Vereadores, das Assembleias Legislativas Estaduais e do Congresso Nacional para as mulheres.

O desejo de paridade entre mulheres e homens nos espaços decisórios no país foi medido por levantamento contratado pelo Instituto Patrícia Galvão. 

A pesquisa entrevistou 2.002 homens e mulheres em todas as regiões do país entre 11 e 15.abr.2013. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desde 2009, a lei eleitoral brasileira já estabelece que os partidos ou coligações devem apresentar no mínimo 30% de candidatas mulheres nas eleições. Mas a medida é considerada insuficiente pela maioria das pessoas ouvidas pelo Ibope.

Os dados foram revelados em coletiva de imprensa nesta terça-feira (09/07), à partir das 12h, no auditório da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), em Brasília.

Estiveram presentes: a ministra Eleonora Menicucci, da SPM; a senadora Vanessa Grazziotin e a deputada federal Jô Moraes (representantes da bancada feminina no Senado e na Câmara dos Deputados); as sociólogas Fátima Pacheco Jordão (do Instituto Patrícia Galvão) e Silvia Camurça, representando Articulação de Mulheres Brasileiras;o demógrafo do IBGEJosé Eustáquio Diniz Alves; entre outras autoridades.

Nenhum comentário: