sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Eike Batista prepara calote e as ações caem 40% num dia

A crise do grupo EBX, de Eike Batista, está prestes a ganhar mais um capítulo: a recuperação judicial, que forçará credores a reestruturar suas dívidas. 

Até recentemente, Eike vinha sendo assessorado pelo banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, mas a parceria foi um fiasco para os dois lados – as ações das empresas da EBX caíram cerca de 80% e as do BTG outros 20%.

Agora, ele contratou a consultoria Angra Partners, do empresário Ricardo Knoepfelmacher, que já foi presidente da Brasil Telecom (hoje parte da Oi). 

Na equipe da Angra foram chamados advogados especializados em recuperação judicial de empresas – o que significa que Eike deverá apresentar um pedido de reestruturação de suas dívidas.

O maior credor, com cerca de R$ 10,5 bilhões a receber, é o BNDES, comandado por Luciano Coutinho. Depois, vêm bancos privados, como o Itaú Unibanco e o próprio BTG Pactual.

Uma recuperação judicial da EBX tem potencial para criar uma nova turbulência política, uma vez que os empréstimos do BNDES aos chamados "campeões nacionais" são um dos alvos da oposição. No pregão desta sexta-feira, as ações de Eike Batista caíram nada menos que 40%.

Leia, abaixo, notícia da Reuters:

Ação da OGX desaba nos ajustes e encerra com queda de 40%
SÃO PAULO, 30 Ago (Reuters) - Os papéis da OGX, petroleira do grupo EBX, de Eike Batista, despencaram 40 por cento na sessão desta sexta-feira, tendo recuado com força durante os ajustes de fechamento do pregão da Bovespa.

Os papéis encerraram o dia cotados a 0,30 real.

O Ibovespa fechou com avanço de 0,17 por cento, a 50.008 pontos, perdendo força nos ajustes sob influência negativa dos papéis da OGX.

(Por Priscila Jordão)

Nenhum comentário: