quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Bancários começam hoje greve por tempo indeterminado

Os bancários de todo o país entraram
em greve por tempo indeterminado e
a paralisação inclui tanto bancos
públicos quanto privados
(Tércio Teixeira/Futura Press)
Os bancários dão início nesta quinta-feira a uma paralisação nacional e não têm prazo para voltar ao trabalho. A categoria rejeitou, em assembleias realizadas na noite desta quarta-feira, a proposta de reajuste de 6,1% apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban). 

A presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Juvandia Moreira, disse que a greve terá como foco os centros administrativos dos bancos, onde são realizados serviços relacionados a câmbio e corretagem, e não tanto nas agências. Ela admite, no entanto, que neste primeiro dia as agências deverão ser pontos de paralisação.

Juvandia afirma que as agências podem ser reabertas a partir do segundo dia de paralisação. De acordo com ela, mais da metade dos cerca de 140 000 bancários trabalha em centros administrativos. 

"Precisamos que o cliente entenda por que estamos em greve. Vamos priorizar os centros administrativos, e não as agências. Os caixas eletrônicos, por exemplo, irão funcionar", afirmou. 

Os bancários reivindicam reajuste de 11,93%, sendo 5% de aumento real. Os bancos oferecem 6,1% de reajuste. Frente a essa proposta, assembleias realizadas no dia 12 definiram greve a partir de quinta-feira por tempo indeterminado. 

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades. 

A Contraf-CUT afirma que a proposta nega o aumento real nos salários, pisos, PLR e todas as verbas salariais, já que os 6,1% apenas recompõem a inflação do período medida pelo INPC.

A presidente do sindicato disse que os seis maiores bancos brasileiros - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Santander e HSBC - empregam a maior parte dos trabalhadores do setor. No ano passado, a greve dos bancários se estendeu por nove dias e obteve ganho real de 2%.

Veja

Nenhum comentário: