terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dilma recebe ministros após denúncia de que teria sido espionada

A presidente Dilma Rousseff reuniu-se com parte de seu ministeriado na manhã desta segunda-feira (2). O encontro, que terminou por volta do meio-dia, ocorreu horas após a denúncia de que a Dilma teria sido espionada pelos EUA

Ontem, reportagem exibida pelo "Fantástico", da TV Globo, afirmou que a presidente e seus assessores foram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA).

Reuniram-se com a presidente os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República), José Eduardo Cardozo (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Luiz Alberto Figueiredo. Nem a presidente nem os ministros falaram com a imprensa ao deixar o Palácio do Planalto.

O jornalista Glenn Greenwald, que mora no Rio de Janeiro, apresentou ao "Fantástico" um documento indicando que era objetivo da NSA "entender melhor" a comunicação da presidente com sua equipe.

Ao tomar conhecimento da denúncia, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, disse à TV que a espionagem é um fato "gravíssimo" e afirmou que, se confirmada, terá sido uma "clara violação à soberania" brasileira.

Os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo e Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, concederão entrevista coletiva às 16h no Palácio do Itamaraty para tratar do assunto. 

Mais cedo, Figueiredo reuniu-se com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon. A reunião durou cerca de meia hora, mas nenhum dos dois falou com a imprensa após o encontro.

Espionagem no Brasil

No começo de julho, o jornal "O Globo" revelou que o Brasil já vinha sendo espionado pelos americanos. A reportagem do jornal foi baseada em documentos do ex-consultor da NSA Edward Snowden.

Segundo o jornal, que teve acesso aos documentos revelados por Snowden, os serviços de inteligência dos Estados Unidos interceptaram milhões de e-mails e chamadas telefônicas no Brasil.

À época, o governo brasileiro classificou de "extremamente grave" a denúncia. "O que vimos é suficiente para que consideremos grave esta denúncia de espionagem. Haverá uma reação do governo brasileiro bilateralmente com pedido de esclarecimento", disse Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty.

Após a denúncia do jornal, o então ministro Antonio Patriota, das Relações Exteriores, chegou a ir ao Congresso Nacional prestar esclarecimentos.

Em audiência no Senado, Patriota disse que, se ficasse confirmado que havia escutas do governo americano em postos diplomáticos do Brasil, isso seria "inaceitável" e configuraria "flagrante violação" de sigilo.

Já o ministro da Defesa, Celso Amorim, disse que o país se encontra vulnerável: "a situação que a gente se encontra hoje é de vulnerabilidade. Por mais que tenhamos proteção de informação sigilosa, a mera detecção de quem se comunica com quem, com que frequência, o tipo de contato que é mantido é uma informação de valor analítico para qualquer adversário que nós venhamos a ter fora do país".

Também presente à sessão do Senado em julho, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, explicou que o sistema de segurança do país é bastante confiável, mas que a tecnologia do Brasil precisaria "alçar voos mais altos para atingir uma excelência".

uol

Nenhum comentário: