quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Neymar reage bem à marcação truculenta; Felipão aprova

Para muitos torcedores, faltava apenas uma coisa no repertório de Neymar: além dos dribles, passes e gols, o camisa 10 da seleção brasileira ainda precisava aprender a lidar com a truculência dos marcadores, evitando cair na provocação dos adversários e respondendo à violência com belas jogadas. 

E parece que o jovem craque enfim evoluiu também nesse aspecto. Na boa vitória da equipe sobre Portugal, na noite de terça-feira, em Boston, Neymar foi caçado em campo, mas ignorou a grande maioria das agressões e provocações dos marcadores. 

Segundo o atleta, a comissão técnica mostrou a ele um vídeo com algumas jogadas que mostravam que ele não deveria reagir às entradas maldosas. "Serviu para mim e para meus companheiros também", disse ele na saída do gramado.

Se antes o jogador era chamado de "cai-cai" pelos próprios torcedores brasileiros - há um ano, saiu de um amistoso da seleção sob os gritos de "pipoqueiro" e "amarelão" -, na terça Neymar mostrou que amadureceu nesse aspecto, já que procurou evitar as quedas desnecessárias e notou, enfim, que os marcadores ficam ainda mais desorientados quando, ao invés de procurar a falta, ele resiste e tenta seguir na jogada. 

Foi assim no golaço que Neymar marcou ainda no primeiro tempo. O camisa 10 recebeu entradas duras de João Pereira e Pepe e ainda foi alvo de uma cotovelada de Bruno Alves. 

Ainda assim, não se intimidou, mantendo o mesmo ritmo e encarando os marcadores sem hesitar. No decorrer do jogo, ficou claro que os portugueses não acharam uma forma de parar Neymar

'Caçado' - Quem mais gostou da postura do jogador foi o técnico Luiz Felipe Scolari, com quem Neymar vem crescendo de forma espantosa - desde que Felipão assumiu o comando da seleção, o atleta passou a corresponder às enormes expectativas depositadas sobre ele. 

"Ele continua sendo caçado. Diziam que ele apanhava muito, mas até hoje continua apanhando. Ele tem qualidade e muitas vezes se expõe quando o adversário vai para cima. Aí vinham com a história de que ele se joga muito no chão, mas ele realmente sofre muitas faltas. Cabe ao juiz marcar", disse o treinador, que não esconde a satisfação com o desempenho de seu principal jogador. 

"Ele vem muito bem", comemorou Felipão, considerando positiva até mesmo as jogadas ríspidas que marcaram alguns dos jogos recentes da seleção.

"A Copa vai ser assim", avisou o técnico, que disse acreditar que as equipes vencedoras "se formam em jogos como esses". "Podemos ver isso quando jogamos contra França, Inglaterra, Espanha... Contra Portugal, foi mais uma partida um pouco mais ríspida, mas isso é normal, porque os jogadores se expõem e tentam jogadas diferentes." 

Felipão voltou a ter uma boa resposta dos atletas que ganharam uma chance nos amistosos deste mês - apesar da falha de Maicon no gol de Portugal, as novidades da equipe nos dois jogos mostraram que podem brigar para estar na Copa. 

Para Neymar, ficou claro que o Brasil tem bom número de atletas capazes de ir à Copa. "É tanta gente boa que poderia estar no grupo que, se fosse permitido, iriam 50. Pena que só temos 23 vagas" lamentou o jogador.

Veja

Nenhum comentário: