domingo, 8 de setembro de 2013

Saiba mais sobre Engenharia de Produção

Que tal saber mais sobre o Curso Engenharia de Produção no qual o país está com deficiência de profissionais no mercado?

Você é estudante e está se preparando para o vestibular e não tem certeza em que carreira seguir? Conheça algumas peculiaridades de uma profissão que já se ouviu falar, mas não se sabe exatamente sua função que é a de engenharia de produção.

Engenharia de produção é um ramo da engenharia que trabalha com a parte de recursos humanos, financeiros e materiais que ajudam a aumentar a produtividade de uma empresa, por isso o nome de engenharia de produção. 

O ramo ainda une vários ramos da produtividade em uma empresa como conhecimentos de economia, administração e engenharia para raciocinar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar outras atividades como a logística, financeira e a organização em si de todo o trabalho. 

Parece complexo, mas o trabalho de um profissional de engenharia de produção é fundamental para que o trabalho de fato renda em uma empresa e integra vários setores.

Por isso, se escolher esta profissão é bacana se especializar em um ramo, pois como é uma profissão muito ampla, tende a generalizar o trabalho. Por exemplo, quem se especializou em economia empresaria se dará bem em uma empresa financeira ou até mesmo bancária.

Mas, saiba que a rotina de trabalho de um engenheiro de produção não é mole, é bem corrida e é para quem gosta mesmo de arregaçar as mangas. É ideal para quem gosta de áreas como matemática e administração que tem tudo a ver com a profissão.

Entre outras funções do engenheiro de produção estão: implantação de projeto, operacionalização, melhoria e manutenção de sistemas produtivos de uma empresa que estão integrados aos de bens e serviços e que envolve não só pessoas como também pessoas, máquinas, materiais, tecnologias e energia. 

 O profissional ainda tem que prever, e avaliar os resultados obtidos com todo este sistema criado pelo engenheiro de produção através de conhecimentos de matemática, administração, ciências humanas e sociais, entre outros conhecimentos.

Como se vê o profissional de engenharia de produção não vai estar ligado apenas a parte técnica, teórica da engenharia, mas também na parte de humanas, quando envolve pessoas dentro de uma empresa. 

Uma profissão que exige conhecimentos amplos e para quem tem habilidades em várias áreas. Na dúvida da escolha, procure um profissional da área e tire suas dúvidas.

Nenhum comentário: