domingo, 6 de outubro de 2013

Milagre político brasileiro: número de presidenciáveis diminui, ao invés de aumentar.

A sucessão presidencial está ficando cada vez mais esquisita e confusa. Havia pelo menos seis presidenciáveis, a saber: Dilma Rousseff ou Lula, pelo PT; Aécio Neves ou José Serra, PSDB; Eduardo Campos, PSB, e Marina Silva, sem partido.

Como Serra desistiu de disputar pelo PPS, um dos dois estará fora da disputa: ou ele ou Aécio, porque tudo indica que o PSDB terá de fazer prévias para escolher o candidato.

Da mesma forma, o PT vai lançar Dilma ou Lula, assim como o PSB terá de escolher entre Eduardo Campos e Marina Silva, recém-filiada.

Traduzindo: como Lula manda no PT e Campos manda no PSB, deverão ser os candidatos. mas Dilma acha que a vez é dela, fica combinado assim.

Estão faltando no páreo dois interessados – o eterno presidenciável Ciro Gomes, que até agora, no final da tarde de sábado, ninguém ainda sabe a que partido se filiou (se ao PROS ou ao PDT), e o ministro Joaquim Barbosa, que tem até o dia 5 de abril de 2014 para se decidir.

APENAS 3 CANDIDATOS

Por enquanto, temos apenas três candidatos decididamente assumidos. A sucessão está entre Dilma, Aécio e Eduardo Campos.

Marina, surpreendentemente, ficou completamente fora do baralho. Tem muito mais votos do que Campos,mas o partido é dele. Ela só será candidata se ele deixar.

Muita água ainda vai rolar, porém. Certamente amanhã saberemos o que destino de um dos quatro pretendentes – Ciro Gomes, que até o momento não revelou a que partido se filiou.

Quanto a Joaquim Barbosa, é o único que pode esperar para ver como é que fica. Mas tem chances de vitória, não há dúvida. Ser o primeiro presidente negro pode ser um sonho realizável para ele. Tudo é possível neste país meio psicodélico politicamente, digamos assim.

Carlos Newton

Nenhum comentário: