quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Possibilidade da candidatura de Joaquim Barbosa causa pânico no planalto (e no PT)

O grande jornalista Carlos Chagas registrou, aqui no Blog da Tribuna, que em Brasília não se fala em outra coisa, desde que foi decretada a prisão dos mensaleiros . Os rumores são de que Joaquim Barbosa pediria aposentadoria em março, para sair candidato a presidente da República.

Essa especulação atingiu em cheio o Palácio do Planalto e o PT. É tudo que a presidente Dilma Rousseff não quer ouvir. Ela continua apostando que o as pesquisas serão favoráveis e o PT vai lhe garantir a legenda. Mas se Joaquim Barbosa entrar na disputa, como se especula na capital, o quadro muda inteiramente.

A presidente Dilma realmente tem motivos para se preocupar. O ministro Barbosa parece estar em campanha 24 horas por dia. Ontem, Dia Nacional da Consciência Negra, ele apareceu em grande destaque na principal coluna de O Globo (de Ancelmo Gois), que é reproduzida em um número enorme de jornais espalhados pelo Brasil. 

Com chamada na primeira página, foi publicado um texto assinado por Barbosa, incisivo e fortíssimo, sobre a situação dos negros em nosso país. Nada mais eleitoral do que isso.

DE CABEÇA PARA BAIXO

Se Barbosa realmente for candidato, o cenário eleitoral vira de cabeça para baixo, ninguém sabe o que poderá acontecer. O partido ao qual ele se filiaria nem interessa. 

Não lhe faltam legendas, e certamente não foi por mera coincidência que o PDT anunciou na semana passada que está desembarcando da candidatura de Dilma, a pretexto de um possível apoio ao governador Eduardo Campos. Será um despiste? Dizer uma coisa e fazer outra?

Lula está na expectativa, porque a candidatura de Barbosa significaria o fim das pretensões de Dilma à reeleição. A eleição, com certeza, iria para o segundo turno. Por isso, o PT teria de recorrer a ele como salvação da lavoura.

Ser candidato é tudo que Lula deseja, mas sabe que enfrentar Joaquim Barbosa será uma empreitada muito difícil do que simplesmente atropelar Aécio Neves (ou Serra) e Eduardo Campos (ou Marina), o que até Dilma consegue.

Bem, este é o quadro atual. Parodiando a genial escritora britânica Virginia Woolf, podemos perguntar: “Quem tem medo de Joaquim Barbosa?” E a resposta será: “Todos, inclusive Lula, que de certa forma se beneficia com a candidatura do presidente do Supremo”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Codena um pau-de-arara a prisão e aposenta juiz de direito e desembargador corruptos. Vai ser um lanterninha depois de Aécio.

Anônimo disse...


Para aqueles que desejam juntar poderes ao invés de separá-los. Leiam o perigo de juntar poderes que podem e devem vigiar uns aos outros.
Leiam o comentário do Laercio Canazza e vejam a justiça que eles desejam no poder:
http://tribunadaimprensa.com.br/?p=79627#comments