quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

José Rainha, ex-líder do MST, visita João Paulo cunha e faz comentários racistas sobre Joaquim Barbosa

José Rainha Júnior
Os jornais divulgam que na tarde desta quarta-feira, em Brasília, o ainda deputado João Paulo Cunha (PT-SP), recebeu em seu apartamento funcional o ex-líder do Movimento Sem Terra (MST) José Rainha Júnior.

Após o encontro, Rainha saiu do apartamento por volta das 15h30m e falou com a imprensa e afirmou que conhece o deputado desde o início dos anos 1980, quando Cunha o visitou quando foi preso. 

Disse que Cunha, “companheiro e inocente”, sofre na pele a mesma perseguição que ele sofreu, como “discriminação contra as lideranças sociais do PT, que ousou construir um país diferente”.

Rainha, que disse já ter sido preso 13 vezes, criticou o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, com argumentos racistas, assinalando que o ministro age como “senhor de engenho”. 

Tachando Joaquim Barbosa de “injusto e arbitrário”, disse Rainha: “O dia em que o negro visitou a casa grande e se encantou pelos anéis, ele é tão reacionário com o dono de engenho. O dia em que o negro nega a sua raça, o seu sangue, a sua história, ele é tão branco como um dono de engenho”.

Questionado diretamente se Barbosa está agindo como “senhor de engenho”, Rainha respondeu: “Não tenho dúvida nenhuma. Mudou alguma coisa desde (o tempo da divisão) casa grande e senzala?” – disse, para novamente atacar Joaquim Barbosa: “Aqueles que ocupam um cargo que representariam sua classe e origem, se negam a ela para defender exatamente os donos de engenho de olhos azuis”.

Traduzindo tudo isso: como defensores como José Rainha Júnior, o ainda deputado João Paulo Cunha nem precisa de inimigos.

Carlos Newton

Nenhum comentário: