quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Pará perde mais um de seus ilustres e íntegros advogados: FRANCISCO BRASIL MONTEIRO

A OAB-PA emitiu nota de pesar comunicando que o advogado Francisco Brasil Monteiro (foto) faleceu hoje em Belém. 

Francisco Brasil Monteiro foi juiz do TRE-PA, presidente da OAB/PA, presidente do Instituto dos Advogados do Brasil – Secção Pará e Conselheiro Federal da OAB, além de Procurador-Chefe Fazenda Nacional no Estado do Pará.

O velório do ex-presidente será realizado na sede da OAB/PA, a partir das 14h de hoje (08). O sepultamento ocorrerá amanhã (09), às 15h, no cemitério Santa Isabel, no bairro do Guamá.



NOTA DE PESAR

É com pesar que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, comunica o falecimento do advogado Francisco Brasil Monteiro, ex-presidente da OAB-PA e membro honorário vitalício da instituição.

FRANCISCO BRASIL MONTEIRO formou-se em Direito em 11 de dezembro de 1971 pela Universidade Federal do Pará e foi inscrito na OAB-PA no dia 08 de janeiro de 1973, sob o nº 1179. Foi eleito membro do Conselho Seccional para o biênio 81/83, além de ser empossado membro da Comissão de Ética e Disciplina.

Francisco também foi Diretor-Tesoureiro e 1º secretário da instituição. Em 1985, foi admitido como membro efetivo do Instituto dos Advogados do Pará (IAP), assumindo a presidência dois anos depois.

Em 10 de novembro de 1988, foi eleito membro do Conselho Federal da OAB para o biênio 89/91. Mais tarde, eleito presidente do Conselho Seccional para o biênio 91/93. Seu último cargo na Ordem foi como primeiro Presidente do Tribunal de Ética desta OAB, em 1995.

Condolências

A diretoria da seccional, por meio de seu presidente Jarbas Vasconcelos, em nome de todos os advogados que atuam no Pará, expressa suas condolências aos amigos e à família da advogado. 

O velório do ex-presidente será realizado na sede da OAB/PA, a partir das 14h de hoje (08). O sepultamento ocorrerá amanhã (09), às 15h, no cemitério Santa Isabel, no bairro do Guamá.

Nota do Blog: 

Com muito pesar, minha família e eu nos associamos a dor da perda deste grande jurista paraense. O escritório Brasil Monteiro foi o primeiro escritório onde pude colocar em prática os aprendizados forenses, ainda como estagiária. E hoje, após tantos anos como exercente da advocacia, sinto a grande perda de uma pessoa que fez parte de minha carreira jurídica, e de tantos outros operadores do direito. Sem dúvida alguma o Estado do Pará perdeu um grande exemplo de ética, que em toda sua vida buscou praticar a melhor administração da justiça em nosso Estado.

Nenhum comentário: