quinta-feira, 6 de maio de 2010

TRANSPARÊNCIA TOTAL - TUCURUÍ TEM VEREADORA!


O Deputado Estadual Parsifal de Jesus Pontes, ex prefeito de Tucuruí,  sob o título  "Transparência total" publicou em seu  blog, no dia 05./mai/2010, um comentário sobre o princípio da publicidade na administração pública.  

Desnecessário discorrer sobre a admirável inteligência e cultura do Deputado Parsifal, pois é do conhecimento de todos os que com ele conviveram  e convivem.

Assim, além da oportuna análise nele contida, também
chamou minha atenção o comentário enviado por um “Anônimo” de Tucuruí ao Blog  Parsifal 4.0, que transcrevo juntamente com a resposta do Deputado,  que em alguns trechos, tomo a liberdade de destacar em negrito. Ei-lo:

Anônimo disse...
"Sou de Tucuruí, acompanho com regularidade suas postagens. Essa que o senhor escreveu a respeito de transparência desmontando a tese do sigilo das auditorias é excelente.Mas em Tucuruí, nem o prefeito nem o presidente da câmara municipal atentam para esses preceitos constitucionais e os vereadores que existem por aqui não têm competência para cobrar transparência, nem a oposição. Sei que o prefeito te ouve, pelo menos te respeita, ensina pra ele um pouquinho dessa postura transparente que o senhor teve enquanto prefeito e tem em seus pronunciamentos."
05/05/2010 21:21:00
 
Parsifal Pontes disse...
Ao anônimo das 21:21:00,
"Fico feliz quando recebo comentários de Tucuruí. Eu não poderia ter a pretensão de ensinar os eleitos, mas, é gratificante constatar que o que escrevo é lido por pessoas da minha terra, e estas pessoas desejam o que recomendo. Todos estamos sujeitos a erros. O defeito mesmo é tentar esconde-los, por isto, sempre procurei contar os meus e tentar me redimir deles. Assim iremos construir um Brasil melhor. Um grande abraço a todos."
05/05/2010 22:37:00

Pois bem! Concordo totalmente com os argumentos do Deputado Parsifal, porém não posso quedar-me silenciosa, quando o Anônimo, apesar de acobertado de razões, em face da obscuridade com que trilha a politica-administrativa atual em Tucuruí, generaliza ao dizer que "os vereadores que existem por aqui não têm competência para cobrar transparência, nem a oposição".

Isso porque, sou Vereadora de Tucuruí e tenho, literalmente, competência para exercer o meu mandato e proceder conforme as atribuíções inerentes ao meu cargo. E nesse propósito, desde o início, tenho sido incansável em praticar atos visando a transparência no trato com a res pública, por aqueles que administram recursos disponibilizados ao Executivo e ao Legislativo. Inclusive, diante dos descasos, já estou providenciando os encaminhamentos necessários, ao Ministério Público. 

Agora, para que a obrigação de proceder com transparência e legalidade,  seja uma realidade em nosso município (Tucuruí), aliás, em todo o País, torna-se necessário, que o Poder Judiciário e a Instituição do Ministério Público, façam a sua parte também.

Apesar das perseguições promovidas contra minha pessoa por aqueles que não querem agir com transparência no trato com a res publica (coisa pública), perseguições que também alcançaram  as pessoas que me acompanham  politicamente, eu estou fazendo  a minha parte como Vereadora. 

Levantar e carregar, sozinha, a bandeira da moralidade, da transparência, da legalidade, e assim continuar, não é fácil!  Mas, é o que eu estou fazendo e assim continuarei, porque tenho um compromisso maior, que é o de melhor representar o povo da minha cidade.

Meus atos, ao longo de um ano e quatro meses de mandato,  atestam que continuo fiel à confiança que o eleitor depositou em minha candidatura. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Vereadora:
Seu esforço no sentido de trazer a transparência a coisa pública em Tucuruí é notado, entretanto não lograste êxito ainda, sabemos que depende de ações de outras autoridades, como citaste, mas infelizmente, ainda não teve eficácia e os gestores que ocultam da população as contas e seus valores continuam a fazê-lo, sem nenhuma restrição.