terça-feira, 21 de setembro de 2010

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA PORTADORA DE NECESSIDADES ESPECIAIS.


No dia 21 de setembro é comemorado  o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, instituído pela Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Em louvável atitude, a Câmara Municipal de Tucuruí promoveu às 10:00h  uma Sessão Especial alusiva a data, com a presença de quatro associações representantes da categoria e seus associados, quase todos os Vereadores, a senhora Henilda, Prefeita em exercício, além de autoridades civis, militares e religiosas. O Centro de Convenções sediou o evento devido a inacessibilidade do portador de deficiência à Casa do Povo.

Acobertados de razão, os portadores de necessidades especiais reclamam sobre o desrespeito às leis que os protegem, mencionando como exemplos: a falta de acessibilidade, a discriminação no mercado de trabalho, o não cumprimento da Lei de cotas e principalmente,  a ausência de políticas públicas voltadas para o atendimento das necessidades básicas desta categoria, que demandam prioridades diferenciadas.

Informalmente, são relatados, além da discriminação, a exclusão a que são submetidos alcançando, também, as mais diversas situações, predominantemente em relação ao pobre, ao negro, às mulheres, assim como as milhares de crianças e trabalhadores.

Tal situação faz com que uma grande parcela da sociedade continue excluída dos seus mais rudimentares direitos como ser humano, sufocados por um sistema advindo do capitalismo que a nós foi imposto nos séculos passados, que ainda valoriza somente os capazes, inteligentes, vencedores, criando em muitas mentes, a imagem de que todos que conseguem dinheiro, riquezas e poder são os únicos possuidores da perfeição humana, numa perversa dicotomia em que prevalece a máxima, hoje usada à exaustão: SOU UM VENCEDOR e VOCE É UM PERDEDOR.

Todavia, esse absurdo não há de prevalecer, porque com os portadores de necessidades especiais podemos aprender que da força, da superação e da conscientização, poderemos mudar o mundo para melhor, para que sejamos todos vencedores e os únicos perdedores sejam a discriminação, o preconceito e o desrespeito às diferenças.

È importante que no dia a dia do Portador de Necessidades Especiais, como em todos os outros dias, a dignidade que está esculpida na Constituição Federal seja realmente alcançada, através de políticas públicas efetivas no sentido de diminuir as desigualdades ainda existentes, fator importante para o exercício da cidadania plena e que as autoridades públicas e  as pessoas não portadoras de necessidades especiais, somem sua forças para diminuir o sofrimento dessa classe,  com ações concretas a começar pelo elementar direito de ir e vir, com a devida acessibilidade.

Ao concluir o curso de especialização em docência do ensino superior, escolhi como tema de minha monografia, a inclusão do portador de deficiência nas universidades (UNIVERSIDADE BRASILEIRA: Possibilidades e Mediações em busca de uma Educação Inclusiva).  Assim, tive a oportunidade de conhecer um pouco do universo desses irmãos mais que especiais,  cujo exemplo de vida e superação dispensam comentários.

Espero que daqui a um ano, tenhamos mais motivos para comemorar as conquistas destes irmãos e que uma delas seja a acessibilidade à Casa do Povo!

7 comentários:

Anônimo disse...

Vereadora Edileuza sou seu eleitor e gostaria de saber quem a senhora esta apoiando pra deputado estadual e federal? Quero vota nos seus cadidatos.
Sandro Dias - Vila permanente.

Anônimo disse...

Isso não passe de calunia dos invejosos da vereadora edileuza ela não apoia bandido. muito menos bandido que abusa de criaças. ela é uma mulher que defende a familia na camara municipal.

Anônimo disse...

Bando de invejosos a vereadora Edileuza é a unica vereadora que tem honrado o seu mandato de vereadora. Ela não se fende e nem se ajunta bandidos e com ladrão iguais a voces.

Unknown disse...

Infelizmente, à partir de hoje, sou abrigada a moderar as mensagens que me são enviadas e que desde que iniciei este blog, eram liberadas automaticamente para publicação e respondidas no tempo de minha disponibilidade, sempre respeitada pelos visitantes. Todavia, desvirtuados do salutar confronto das idéias, logo, escusamente, diversos comentários, com teor malicioso, tendencioso e imoral, foram postados, na tentativa de levar-me para o rumo da baixaria pura e simples.
Tudo indica que os comentários advêm da mesma pessoa, que se oculta no anonimato e que tenta utilizar-se de pegadinhas recheadas da mais pura canalhice, certamente, para mostrar serviço aos atuais donos de suas coleiras.
Eu sou uma pessoa que não tem nada contra os canalhas. Independente do que eu acho, cada pessoa é o que é. Mas uma coisa é certa, o canalha enrustido, esse eu não posso e não consigo aceitar! Só que não pretendo me aprofundar nisso. Parafraseando o escritor e pensador inglês Samuel Johnson, autor da frase “O patriotismo é o último refúgio dos canalhas”, em alguns casos, o anonimato também é o último refúgio dos canalhas. Mais precisamente, para uma minoria de reconhecidos canalhas de Tucuruí, o anonimato realmente é o único refúgio.
Respeito o anonimato como um meio de externar-se uma opinião, sem os riscos de retaliação dos poderosos de plantão ou, ainda, como um meio de agradecer, elogiar, destacar ações, sem ter em mente a busca de vantagens.
Mas, usar o meu blog, criado com o objetivo de manter um contato salutar com os cidadãos que represento no Parlamento, para tentar me atiçar, me expor, me ridicularizar, questionando minha imagem, como evangélica, cidadã e vereadora por que estou apoiando este ou aquele candidato, é inadmissível. Por isso, não emprestarei meu palanque para esse tipo de pretensão de cunho maldoso.
Assim, as manifestações maliciosas não mereceriam respostas, pois não sei a que tipo de pessoa estaria me reportando, já que se esconde sob o manto da pior categoria do anonimato. Mas, mesmo assim, responderei!
Não estou apoiando nenhum candidato, ou seja, não ando pelas ruas pedindo votos, nem nos comícios e nem distribuindo panfletos, contudo, sou uma eleitora consciente e um ser humano que não joga no lixo uma amizade porque foi atingida pela maldade de uma forma tão sórdida.
Questionar-me se apoio este ou aquele candidato cabe a mim resolver. Meu voto a mim pertence e não o vendo, não troco por benesses e não alugo, como fazem os canalhas de plantão, que sempre estão ao lado dos que estão no poder e enquanto estão no poder. Vivem das migalhas que lhes são lançadas na sarjeta da vida, pois acima deste nível, não conseguem se fazer notar.

Angela Lima disse...

Dra Edileuza. há muito tempo eu não frequentava seu blog pois eu estava no meio de uma importante fase no meu trabalho, e agora que estou mais estabilizada, voltarei a aparecer por aqui com frequencia.
Estou muito orgulhosa de ter feito valer meu voto, ao escolher a senhora como minha representante, minha vereadora. Quero dizer que admiro sua integridade e dedicação ao povo.
Tenho um sobrinho que possui necessidades especiais e mostrarei sua matéria para a mãe dele, e tenho certeza de que ela vai apreciar.

Com meus cumprimentos,
um grande abraço
Angela Lima

Anônima disse...

Vereadora Edileuza, não esqueça daquele ditado assim, só se joga pedra em arvore de bons frutos e se lembre sempre a senhra tá incomodando os pilantras e os corruptos. Se a senhora tem todo o direito de votar em quem quiser. Sou mulher-evangélica e confio na senhora. Que Deus te guarde, te proteja sempre.

Ana de Fátima da Silveira disse...

Boa noite vereadora Edileuza! Gostaria de saber se é possivel a senhora me da um exemplar da sua monografia sobre a inclusão dos portadores de necessidades especiais nas universidades. Agradeço sua atenção.