domingo, 4 de agosto de 2013

O tucano quis tirar ex-presidente Fernando Henrique Cardoso do ar

Ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso
Coisas que só acontecem no ninho dos tucanos. O jornalista Mario Sergio Conti, que dirige e apresenta o programa de entrevistas "Roda viva", da TV Cultura, do governo paulista, foi informado de que seu contrato, vigente até o final de setembro, estará rescindido ao fim deste mês. A lâmina foi passada pelo doutor Marcos Mendonça, que assumiu a direção da emissora em junho.

Pouco depois da posse de Mendonça, Conti havia convidado o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para ser o entrevistado da semana. Desde 2011, quando João Sayad levou-o para a TV Cultura, o jornalista tinha autonomia para escolher o convidados.

Mendonça é um mandarim do aparelho tucano e já ocupou a Secretaria de Cultura de São Paulo. Sem qualquer discussão interna, ou notícia a Conti, telefonou para o ex-presidente, retirando o convite. No seu melhor estilo, FH encaixou o golpe. 

Quando Mendonça comunicou o desconvite a Conti ele condenou a grosseria com o ex-presidente, lembrou a autonomia que Sayad lhe dera e informou que a exerceria, mantendo a entrevista. Ligou para FH, que, novamente no seu melhor estilo, disse-lhe "lá estarei". E lá esteve, cerimoniosamente recepcionado por Mendonça. A entrevista foi ao ar no dia 1º de julho.

Não há registro de episódio semelhante, com dono de emissora desfazendo um convite aceito por um ex-presidente da República.

Quem chegou mais perto foi o comandante do I Exército, em 1969, quando mandou passar a tesoura em declarações de D. Yolanda Costa e Silva, mulher do marechal que estava entrevado, no Palácio Laranjeiras.

Em 1978, quando censores quiseram impedir que uma entrevista de Lula à TV Cultura fosse ao ar, o governador Paulo Egydio Martins mexeu-se, e o presidente Ernesto Geisel enquadrou-os.

Amanhã o "Roda viva" entrevistará Pablo Capilé, do Mídia Ninja.

O Globo

Nenhum comentário: